ESCRITA E ENSINO: PLANEJANDO O TÓPICO DISCURSIVO NO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM
Résumé
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta interventiva para o ensino da escrita do gênero redação do Enem pautado sob o planejamentoo tópico discursivo. Para tanto, adotamos uma perspectiva metodológica de pesquisa-ação, visto que buscamos sondar como alguns estudantes tentavam organizar o tópico em seus textos para, em seguida, ensinar-lhes a (re)escrevê-los com base nos pressupostos da organização tópica. Como resultado da análise das primeiras redações, observamos que os alunos tinham muitas dificuldades em realizar a manutenção da progressão/continuidade tópica, porém, visando ao ensino da escrita como processo e levando em conta o planejamento do tópico discursivo, podemos perceber que as produções tiveram consideráveis avanços. Assim, concluímos que o trabalho do ensino de produção textual com o planejamento do tópico discursivo auxiliou a organização da macroestrutura dos escritos, contribuindo para a sua coerência e argumentação.
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