ESCRITA E ENSINO: PLANEJANDO O TÓPICO DISCURSIVO NO GÊNERO REDAÇÃO DO ENEM
Resumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta interventiva para o ensino da escrita do gênero redação do Enem pautado sob o planejamentoo tópico discursivo. Para tanto, adotamos uma perspectiva metodológica de pesquisa-ação, visto que buscamos sondar como alguns estudantes tentavam organizar o tópico em seus textos para, em seguida, ensinar-lhes a (re)escrevê-los com base nos pressupostos da organização tópica. Como resultado da análise das primeiras redações, observamos que os alunos tinham muitas dificuldades em realizar a manutenção da progressão/continuidade tópica, porém, visando ao ensino da escrita como processo e levando em conta o planejamento do tópico discursivo, podemos perceber que as produções tiveram consideráveis avanços. Assim, concluímos que o trabalho do ensino de produção textual com o planejamento do tópico discursivo auxiliou a organização da macroestrutura dos escritos, contribuindo para a sua coerência e argumentação.
Citas
ALENCAR, Elisbeth de; FARIA, Graça. Tópico discursivo e argumentação nos textos escolares. In: ELIAS, Vanda M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1. ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. – São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Redação no Enem 2018: cartilha do participante. Brasília, 2018. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2018/manual_de_redacao_do_enem_2018.pdf>. Acesso em: Novembro de 2019.
FARACO, Carlos A.; TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. 11. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
FONSECA, João J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: Apostila UEC, 2002.
JUBRAN, Clélia C. A. S. Tópico discursivo. In: ______; KOCH, Ingedore G. V. (Orgs.). Gramática do português culto falado no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2006.
KOCH, Ingedore G. V. As tramas do texto. – 2. ed. – São Paulo: Contexto, 2014.
LINS, Mª da Penha et al. Tópico discursivo e transversalidade de temas no ensino de Língua Portuguesa. In: MARQUESI, Sueli C.; PAULIUKONIS, Aparecida L.; ELIAS, Vanda M. (Orgs.). Linguística Textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.
MARCUSCHI, Luiz A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARQUESI, Sueli C. Escrita e reescrita de textos no ensino médio. In: ELIAS, Vanda M. (Org.). Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. 1. ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014.
______; ELIAS, Vanda M.; CABRAL, Ana L. T. Planos de textos, sequências textuais e orientação argumentativa. In: MARQUESI, Sueli C.; PAULIUKONIS, Aparecida L.; ELIAS, Vanda M. (Orgs.). Linguística Textual e ensino. São Paulo: Contexto, 2017.
PINHEIRO, Clemilton L. Estratégias textuais-interativas: a articulação tópica. – Maceió: Edufal, 2005.
SÁ, Kleiane B. de. Coerência e articulação tópica: uma análise a partir de redações do Enem. 260 f. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
TRAVAGLIA, Luiz C. Planejamento de textos para sua produção. In: COELHO, Fábio A.; PALOMANES, Roza. (Orgs.). Ensino de produção textual. – 1. ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).