A LEITURA LITERÁRIA NA SALA DE AULA: A TEORIA NA PRÁTICA AJUDA?

  • Andrea Portolomeos UFLA
  • Sophia Assis Rodrigues UFLA

Résumé

O artigo visa discutir a questão da especificidade da linguagem literária e de seus efeitos no ato de leitura e contribuir para a problematização do trabalho com leitura literária no ensino básico. A linguagem literária amplia as experiências do leitor para além do que está pré-estabelecido socialmente. Sendo produzida a partir de um arranjo especial da linguagem, cujo objetivo fundamental é mobilizar as emoções do leitor, ela pressupõe, em sua leitura, o acionamento de elementos específicos na produção de sentidos individualizados para o texto. A fundamentação teórica deste artigo conta com a contribuição, dentre outros, de Aristóteles, V. Chklóvski, H. R. Jauss, W. Iser, Wellek e Warren, Perrone-Moisés e Antonio Candido.

 

Bibliographies de l'auteur

Andrea Portolomeos, UFLA

Possui Doutorado em Letras - Literatura Comparada - pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma. Foi bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora associada de teoria literária na Universidade Federal de Lavras, atuando na graduação e na pós-graduação em Letras.  Coordenou o projeto para educação básica, financiado pela parceria CAPES/ FAPEMIG, "Investigações sobre lacunas na formação literária do estudante da educação básica e sobre a formação de professores de literatura" no período de 2013 a 2016. Participa do programa de Residência Pedagógica do CNPq na UFLA e é líder do Grupo de pesquisa no CNPq, Linguagem Literária e Educação Estética.

Sophia Assis Rodrigues, UFLA

Mestranda no programa de pós graduação em Letras da UFLA. Integrante do Grupo de Pesquisa da Cnpq "Linguagem Literária e Educação Estética", coordenado pela professora Andréa Portolomeos. Publicou artigos e capítulo na área de ensino de literatura, como "A IMPORTÂNCIA DA AULA DE LITERATURA NA ESCOLA", In: Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 7. 1ed.: Atena Editora, 2019, v. , p. 172-178. 

Références

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Publiée
2020-02-04