• Andrea Portolomeos UFLA
  • Sophia Assis Rodrigues UFLA

Abstract

O artigo visa discutir a questão da especificidade da linguagem literária e de seus efeitos no ato de leitura e contribuir para a problematização do trabalho com leitura literária no ensino básico. A linguagem literária amplia as experiências do leitor para além do que está pré-estabelecido socialmente. Sendo produzida a partir de um arranjo especial da linguagem, cujo objetivo fundamental é mobilizar as emoções do leitor, ela pressupõe, em sua leitura, o acionamento de elementos específicos na produção de sentidos individualizados para o texto. A fundamentação teórica deste artigo conta com a contribuição, dentre outros, de Aristóteles, V. Chklóvski, H. R. Jauss, W. Iser, Wellek e Warren, Perrone-Moisés e Antonio Candido.

 

Author Biographies

Andrea Portolomeos, UFLA
PhD in Letters - Comparative Literature - from the Fluminense Federal University (2005), with a sandwich period at the Università la Sapienza, in Rome. She was a junior postdoctoral fellow at CNPq at the Fluminense Federal University (UFF). She is an associate professor of literary theory at the Federal University of Lavras, working in undergraduate and postgraduate studies in Letters. She coordinated the project for basic education, funded by the CAPES / FAPEMIG partnership, "Investigations into gaps in literary education of the basic education student and the training of literature teachers" from 2013 to 2016. She participates in the Pedagogical Residency program CNPq and she is the leader of the CNPq Research Group on Literary Language and Aesthetic Education.  
Sophia Assis Rodrigues, UFLA
Master student in the postgraduate program in Letters of UFLA. Member of the Research Group of Cnpq "Literary Language and Aesthetic Education", coordinated by Professor Andréa Portolomeos. He has published articles and chapters in the area of ​​literature teaching, such as "THE IMPORTANCE OF LITERATURE CLASS IN SCHOOL", In: Evaluation, Policies and Expansion of Brazilian Education 7. 1ed .: Atena Editora, 2019, v. , P. 172-178.

References

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2011.

BERNARDO, Gustavo. O problema do realismo em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. MEC/Secretaria de Educação Básica. Disponibilidade em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2019.

CANDIDO, Antonio; BAPTISTA, Abel Barros. O direito à literatura e outros ensaios. São Paulo: Angelus Novus Editora, 2004.

CHKLOVSKI, Victor. A arte como procedimento. In: OLIVEIRA TOLEDO, Dionísio de. (Org.) Teoria da literatura: formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo,1973.

COSTA LIMA, Luiz. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

DE FREITAS, Eduardo da Silva. Concepções de literatura nos documentos oficiais e formação do sujeito no ensino de literatura. In: PORTOLOMEOS, Andréa (org.). Literatura e Subjetividade: aspectos da formação do sujeito nas práticas do Ensino Médio. São Paulo: Blucher, 2016.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Literatura para todos. Literatura e sociedade, n. 9, 2006.

ROSENFELD, Anatol. Literatura e Personagem. In: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2009.

VAZ, Valteir. " Arte como procedimento"-100 anos depois. RUS (São Paulo), v. 9, n. 12, p. 3-28, 2018.

WELLEK, René; WARREN, Austin. A natureza da Literatura. In:_____. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Estética da recepção. In: BONNICI, Thomas & ZOLIN, Lúcia Osana (org.). Teoria Literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduel, 2005.

Published
2020-02-04