A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DIGITAL NA ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Résumé
Este estudo busca refletir sobre o acesso de estudantes aos meios tecnológicos, bem como a utilização da linguagem digital nas redes sociais virtuais e sua relação com a produção escrita dos alunos do ensino médio na educação básica. A análise aqui empreendida centra-se nas possíveis influências positivas ou negativas da linguagem digital na produção escrita dos alunos e como os mesmos fazem uso dessa linguagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com observações do cotidiano escolar e com análises de produções escritas formais e informais, realizadas por estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio da educação básica do estado da Bahia. Os resultados desta pesquisa apontam a influência das redes sociais virtuais para a linguagem dos estudantes, bem como a utilização da linguagem digital na escrita informal em sala de aula. Diante da análise de dados realizada, nota-se que os estudantes fazem uso da linguagem utilizada na internet, no entanto, essa utilização é realizada em momentos propícios, diferenciando a escrita formal da escrita informal, e adequando-as, para cada momento de comunicação.
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