A INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM DIGITAL NA ESCRITA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Este estudo busca refletir sobre o acesso de estudantes aos meios tecnológicos, bem como a utilização da linguagem digital nas redes sociais virtuais e sua relação com a produção escrita dos alunos do ensino médio na educação básica. A análise aqui empreendida centra-se nas possíveis influências positivas ou negativas da linguagem digital na produção escrita dos alunos e como os mesmos fazem uso dessa linguagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com observações do cotidiano escolar e com análises de produções escritas formais e informais, realizadas por estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio da educação básica do estado da Bahia. Os resultados desta pesquisa apontam a influência das redes sociais virtuais para a linguagem dos estudantes, bem como a utilização da linguagem digital na escrita informal em sala de aula. Diante da análise de dados realizada, nota-se que os estudantes fazem uso da linguagem utilizada na internet, no entanto, essa utilização é realizada em momentos propícios, diferenciando a escrita formal da escrita informal, e adequando-as, para cada momento de comunicação.
References
ANDERSON, J. ICT Transforming Education: a Regional Guide. Bangkok: Unesco, 2010.
CHARTIER, R. Os Desafios da Escrita / Roger Chartier; Tradução de Fulvia M. L. Moretto. – São Paulo: Editora UNESP, 2002.
GONZALEZ, Z. M. G. Linguística de Corpus na Análise do Internetês. 2007. 123 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2007.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa / Antônio Carlos Gil. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) – Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal 2013. IBGE, 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2013/default.shtm>. Acesso em 21 out. 2019.
JUNIOR, A. S. L. A escola no Contexto das Tecnologias de Comunicação e Informação: Do dialético ao virtual. Salvador, Bahia. Editora: Eduneb, 2007.
JUNIOR, A. S. L; NOVAES, I. L; HETKOWSKI, T. M. Gestão educacional e tecnologias da informação e comunicação. In: NOVAES, Ivan Luiz; HETKOWSKI, Tânia Maria. Gestão, tecnologias e educação: construindo redes sociais. Salvador: EDUNEB, 2012. p. 27-68.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática / Pierre Lévy; tradução de Carlos Irineu da Costa. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, 208 p. Coleção TRANS.
______. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2000.
NOVAES, I. L.; HETKOWSKI, T. M. Gestão, tecnologias e educação: construindo redes sociais / Organizado por Ivan Luiz Novaes; Tânia Maria Hetkowski. – Salvador: EDUNEB, 2012, p. 524.
PRETTO, N.; PINTO, C. C. Tecnologias e Novas Educações. Revista Brasileira de Educação. v. 11, 2006.
SANTOS, A. J. P; HETKOWSKI, T. M. Políticas de formação do educador: uma reflexão sobre as TIC e software livre. In: NOVAES, Ivan Luiz; HETKOWSKI, Tânia Maria. Gestão, tecnologias e educação: construindo redes sociais. Salvador: EDUNEB, 2012. p. 179-201.
SILVA, I. C. Da Presença Virtual: um estudo sobre a transferência em contexto da educação a distância. 2010. 133 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SILVA, O. S. F. Tessituras (Hiper) textuais: leitura e escrita nos cenários digitais. Salvador: Quarteto, 2008.
XAVIER, A. C. Reflexões em torno da escrita nos novos gêneros digitais da internet. “Investigações” Recife, v. 18, -. 115-129, 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).