ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Résumé
Este artigo relata um processo de Orientação Profissional (OP) de abordagem psicossocial, desenvolvido em uma escola pública do Estado do Tocantins. A proposta envolveu um grupo de estudantes da terceira série do ensino médio matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se mobilizar o conhecimento de si e o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para os crescimentos acadêmico e profissional. Ao longo de nove encontros, foram realizados levantamentos sobre áreas de atuação e profissões; relatos autobiográficos e sondagens sobre preferências e habilidades relacionadas com a formação e o trabalho também foram produzidos. Os resultados reafirmam a OP como estratégia fundamental ao suporte de jovens e adultos em fase de estreia, mudança ou consolidação profissional. Acredita-se que esta experiência sirva de referência para futuras práticas de orientação.
Références
ARAÚJO, A. D. R. de; OLIVEIRA, M. C. de. Processo de orientação profissional em uma escola de ensino profissionalizante: relato de experiência. Revista Expressão Católica Saúde, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2016. ISSN 2526-964X. Disponível em: <http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recsaude/article/view/1385>. Acesso em: 08 out. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.25191/recs.v1i1.1385.
BASTOS, J. C; ALMEIDA, B. C; LUCINDO, E. V. A orientação profissional para o aluno do ensino público: uma abordagem sócio-histórica. Universo Juiz de Fora, 3(1), 2016.
BOCK, S. D. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. Cortez Editora, 2014.
FERNANDES, A. M. G. R. Cotidiano escolar: análises de práticas. Revista Linhas, v. 16, n. 31, p. 202-215, 2015. Disponível em: <http://200.19.105.203/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202>. Acesso em: 25 de jun. 2019.
HOLLAND, J. L. Making vocational choices: A theory of vocational personalities and work environments. Psychological Assessment Resources, 1997.
LEVENFUS, S; NUNES, M. L. T. A família e a construção de projetos vocacionais em adolescentes. Em R. S. Levenfus (Ed.), Orientação Vocacional e de Carreira em contextos clínicos e educativos (pp. 24-38). Porto Alegre: Artmed, 2016.
ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200020&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 out. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020.
MOURA, M. R. Orientação profissional para jovens de baixa renda. Dissertação de Mestrado. Escola de Administração. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.
NASCIMENTO, L. R. Práticas escolares em tempos de turbulência: um olhar para os modos de produção de subjetividade em uma escola pública. Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, 2009.
NEIVA, K. M. C. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. Editora: Vetor, 2010.
OLIVEIRA, M. B. L; CHAKUR, G. S. R. A escolha profissional: necessidades e aspirações dos jovens concluintes do 2º grau. In: Simpósio Brasileiro de Orientadores Profissionais, 3, Canoas. Anais. Canoas: ULBRA, 1997.
OZELLA, S; AGUIAR, W. M. J. Desmistificando a concepção de adolescência. Cadernos de pesquisa, v. 38, n. 133, p. 97-125, 2008.
Patto, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015.
RIBEIRO, Marcelo Afonso. Demandas em orientação profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 141-151, 2003. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1679-33902003000100012>.
SANTOS, A. S; OLIVEIRA, C. T. de; JAGER, M. E; DIAS, A. C. G. Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública. Psicologia Revista, v. 25, n. 1, p. 151-172, 2016. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/psicorevista/article/view/29615 >. Acesso em: 14 de abr. 2019.
SARRIERA, J. C; CÂMARA, S. G; BERLIM, C. S. Formação e orientação ocupacional: manual para jovens à procura de emprego. Sulina, 2006.
SAWAIA, B. B. Dimensão ético-afetiva do adoecer da classe trabalhadora. Novas veredas da psicologia social, p. 157-168, 1995.
SCHIESSL, C. S.; SARRIERA, J. C. Refletindo a questão do ingresso ao ensino superior: dificuldades e expectativas dos jovens de ensino médio. Desafios do mundo do trabalho: orientação, inserção e mudanças, p. 33-71, 2004.
SOUZA, L. G. S; MENANDRO; M. C. S; BERTOLLO; M; ROLKE, R. K. Oficina de orientação profissional em uma escola pública: Uma abordagem psicossocial. Psicologia Ciência e Profissão, v. 29, n. 2, p. 416-427, 2009. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/2820/282021772014.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2019. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-989320090002000166
SUPER, D. E. A life-span, life-space approach to career development. Journal of vocational behavior, v. 16, n. 3, p. 282-298, 1980. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0001879180900561>. Acesso em: 15 jul. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).