ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Resumen

Este artigo relata um processo de Orientação Profissional (OP) de abordagem psicossocial, desenvolvido em uma escola pública do Estado do Tocantins. A proposta envolveu um grupo de estudantes da terceira série do ensino médio matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se mobilizar o conhecimento de si e o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para os crescimentos acadêmico e profissional. Ao longo de nove encontros, foram realizados levantamentos sobre áreas de atuação e profissões; relatos autobiográficos e sondagens sobre preferências e habilidades relacionadas com a formação e o trabalho também foram produzidos. Os resultados reafirmam a OP como estratégia fundamental ao suporte de jovens e adultos em fase de estreia, mudança ou consolidação profissional. Acredita-se que esta experiência sirva de referência para futuras práticas de orientação.

Biografía del autor/a

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor no Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e colaborador na Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS).

Izabella Novais de Souza Machado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduanda do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- Goiás). 

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Publicado
2019-12-20