ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Abstract

Este artigo relata um processo de Orientação Profissional (OP) de abordagem psicossocial, desenvolvido em uma escola pública do Estado do Tocantins. A proposta envolveu um grupo de estudantes da terceira série do ensino médio matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se mobilizar o conhecimento de si e o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para os crescimentos acadêmico e profissional. Ao longo de nove encontros, foram realizados levantamentos sobre áreas de atuação e profissões; relatos autobiográficos e sondagens sobre preferências e habilidades relacionadas com a formação e o trabalho também foram produzidos. Os resultados reafirmam a OP como estratégia fundamental ao suporte de jovens e adultos em fase de estreia, mudança ou consolidação profissional. Acredita-se que esta experiência sirva de referência para futuras práticas de orientação.

Author Biographies

Ladislau Ribeiro do Nascimento, Federal University of Tocantins

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor no Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e colaborador na Iniciativa Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS).

Izabella Novais de Souza Machado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Undergraduate student of the Psychology Course of the Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC- Goiás). 

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Published
2019-12-20