ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Abstract
Este artigo relata um processo de Orientação Profissional (OP) de abordagem psicossocial, desenvolvido em uma escola pública do Estado do Tocantins. A proposta envolveu um grupo de estudantes da terceira série do ensino médio matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscou-se mobilizar o conhecimento de si e o desenvolvimento de habilidades e competências cruciais para os crescimentos acadêmico e profissional. Ao longo de nove encontros, foram realizados levantamentos sobre áreas de atuação e profissões; relatos autobiográficos e sondagens sobre preferências e habilidades relacionadas com a formação e o trabalho também foram produzidos. Os resultados reafirmam a OP como estratégia fundamental ao suporte de jovens e adultos em fase de estreia, mudança ou consolidação profissional. Acredita-se que esta experiência sirva de referência para futuras práticas de orientação.
References
ARAÚJO, A. D. R. de; OLIVEIRA, M. C. de. Processo de orientação profissional em uma escola de ensino profissionalizante: relato de experiência. Revista Expressão Católica Saúde, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2016. ISSN 2526-964X. Disponível em: <http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recsaude/article/view/1385>. Acesso em: 08 out. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.25191/recs.v1i1.1385.
BASTOS, J. C; ALMEIDA, B. C; LUCINDO, E. V. A orientação profissional para o aluno do ensino público: uma abordagem sócio-histórica. Universo Juiz de Fora, 3(1), 2016.
BOCK, S. D. Orientação profissional: a abordagem sócio-histórica. Cortez Editora, 2014.
FERNANDES, A. M. G. R. Cotidiano escolar: análises de práticas. Revista Linhas, v. 16, n. 31, p. 202-215, 2015. Disponível em: <http://200.19.105.203/index.php/linhas/article/view/1984723816312015202>. Acesso em: 25 de jun. 2019.
HOLLAND, J. L. Making vocational choices: A theory of vocational personalities and work environments. Psychological Assessment Resources, 1997.
LEVENFUS, S; NUNES, M. L. T. A família e a construção de projetos vocacionais em adolescentes. Em R. S. Levenfus (Ed.), Orientação Vocacional e de Carreira em contextos clínicos e educativos (pp. 24-38). Porto Alegre: Artmed, 2016.
ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicologia Escolar e Educacional. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200020&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 out. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572008000200020.
MOURA, M. R. Orientação profissional para jovens de baixa renda. Dissertação de Mestrado. Escola de Administração. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.
NASCIMENTO, L. R. Práticas escolares em tempos de turbulência: um olhar para os modos de produção de subjetividade em uma escola pública. Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Psicologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, 2009.
NEIVA, K. M. C. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. Editora: Vetor, 2010.
OLIVEIRA, M. B. L; CHAKUR, G. S. R. A escolha profissional: necessidades e aspirações dos jovens concluintes do 2º grau. In: Simpósio Brasileiro de Orientadores Profissionais, 3, Canoas. Anais. Canoas: ULBRA, 1997.
OZELLA, S; AGUIAR, W. M. J. Desmistificando a concepção de adolescência. Cadernos de pesquisa, v. 38, n. 133, p. 97-125, 2008.
Patto, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015.
RIBEIRO, Marcelo Afonso. Demandas em orientação profissional: um estudo exploratório em escolas públicas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 4, n. 1-2, p. 141-151, 2003. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1679-33902003000100012>.
SANTOS, A. S; OLIVEIRA, C. T. de; JAGER, M. E; DIAS, A. C. G. Oficinas de sensibilização às questões profissionais realizadas com estudantes do ensino médio de escola pública. Psicologia Revista, v. 25, n. 1, p. 151-172, 2016. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/psicorevista/article/view/29615 >. Acesso em: 14 de abr. 2019.
SARRIERA, J. C; CÂMARA, S. G; BERLIM, C. S. Formação e orientação ocupacional: manual para jovens à procura de emprego. Sulina, 2006.
SAWAIA, B. B. Dimensão ético-afetiva do adoecer da classe trabalhadora. Novas veredas da psicologia social, p. 157-168, 1995.
SCHIESSL, C. S.; SARRIERA, J. C. Refletindo a questão do ingresso ao ensino superior: dificuldades e expectativas dos jovens de ensino médio. Desafios do mundo do trabalho: orientação, inserção e mudanças, p. 33-71, 2004.
SOUZA, L. G. S; MENANDRO; M. C. S; BERTOLLO; M; ROLKE, R. K. Oficina de orientação profissional em uma escola pública: Uma abordagem psicossocial. Psicologia Ciência e Profissão, v. 29, n. 2, p. 416-427, 2009. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/2820/282021772014.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2019. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-989320090002000166
SUPER, D. E. A life-span, life-space approach to career development. Journal of vocational behavior, v. 16, n. 3, p. 282-298, 1980. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0001879180900561>. Acesso em: 15 jul. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).