ORDENO QUE SE OBSERVE O SEGUINTE: REGULAMENTAÇÃO DO OFÍCIO DE PROFESSOR NO LYCÊU DE GOYAZ

Resumen

Este artigo investiga o movimento histórico do ofício de professor do Lycêu de Goyaz entre os anos de 1847 e 1888, se apoiando na seguinte problematização: como se constituiu o ofício de professor e o exercício do magistério no Lycêu da província de Goiás? Recorrendo a fontes como legislações, relatórios de presidentes da província e de inspetores de instrução pública, jornais, ofícios e outros documentos que normatizaram o exercício do ofício por parte do Estado Imperial, adotamos a base teórico metodológica da História Cultural, como forma de ampliar as percepções em torno da instrução e da atuação dos professores nos oitocentos, percebendo como o ofício se configurou em meio a avanços e retrocessos do Estado monárquico que anunciava o propósito de transformar o Brasil em nação.

Biografía del autor/a

Alessandra de Oliveira Santos, Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Atualmente é servidora pública da Secretaria de Estado da Educação de Goiás com o cargo de professora PIV. 

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Publicado
2024-11-12