TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA
Resumen
Este texto traz uma análise sobre os usos das tecnologias digitais durante o período de ensino remoto e suas implicações para as práticas de letramentos e o ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de um recorte de pesquisa de natureza qualitativa realizada com professores (preceptores) do Programa de Residência Pedagógica. A partir dos dados coletados, identificou-se que diversos foram os desafios relativos ao ensino remoto e aos usos das tecnologias, tais como: falta de acesso aos recursos tecnológicos e à internet de qualidade, assim como a dispersão das crianças frente às telas. Além disso, a ausência da mediação do professor nas atividades de ensino impactou de forma negativa nas práticas de leitura e de escrita dos alunos e, consequentemente, na aprendizagem da língua escrita, o que nos faz refletir sobre as vantagens e as limitações das práticas de letramento associadas às tecnologias digitais na etapa da alfabetização.
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