TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Resumen

Este texto traz uma análise sobre os usos das tecnologias digitais durante o período de ensino remoto e suas implicações para as práticas de letramentos e o ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de um recorte de pesquisa de natureza qualitativa realizada com professores (preceptores) do Programa de Residência Pedagógica. A partir dos dados coletados, identificou-se que diversos foram os desafios relativos ao ensino remoto e aos usos das tecnologias, tais como: falta de acesso aos recursos tecnológicos e à internet de qualidade, assim como a dispersão das crianças frente às telas. Além disso, a ausência da mediação do professor nas atividades de ensino impactou de forma negativa nas práticas de leitura e de escrita dos alunos e, consequentemente, na aprendizagem da língua escrita, o que nos faz refletir sobre as vantagens e as limitações das práticas de letramento associadas às tecnologias digitais na etapa da alfabetização.

Biografía del autor/a

Yana Liss Soares Gomes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí e graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Maceió, Alagoas, Brasil. 

Aleph Danillo Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e graduado em Letras Espanhol (UFAL). Pós-Graduando na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

Alison Douglas Lima da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) e graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Docência do Ensino Superior e especialização em Literatura e Língua Portuguesa pela Faculdade Campos Elíseos. Maceió, Alagoas, Brasil.

Elisane Barbosa de Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) e graduada em Pedagogia e Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Especialista em Alfabetização e Letramento (UNOPAR). Maceió, Alagoas, Brasil.

 

 

Citas

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Publicado
2024-08-12