TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS DE LETRAMENTO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA

Abstract

Este texto traz uma análise sobre os usos das tecnologias digitais durante o período de ensino remoto e suas implicações para as práticas de letramentos e o ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de um recorte de pesquisa de natureza qualitativa realizada com professores (preceptores) do Programa de Residência Pedagógica. A partir dos dados coletados, identificou-se que diversos foram os desafios relativos ao ensino remoto e aos usos das tecnologias, tais como: falta de acesso aos recursos tecnológicos e à internet de qualidade, assim como a dispersão das crianças frente às telas. Além disso, a ausência da mediação do professor nas atividades de ensino impactou de forma negativa nas práticas de leitura e de escrita dos alunos e, consequentemente, na aprendizagem da língua escrita, o que nos faz refletir sobre as vantagens e as limitações das práticas de letramento associadas às tecnologias digitais na etapa da alfabetização.

Author Biographies

Yana Liss Soares Gomes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra em Letras pela Universidade Federal do Piauí e graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí. Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Maceió, Alagoas, Brasil. 

Aleph Danillo Silva Feitosa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas e graduado em Letras Espanhol (UFAL). Pós-Graduando na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

Alison Douglas Lima da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) e graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Docência do Ensino Superior e especialização em Literatura e Língua Portuguesa pela Faculdade Campos Elíseos. Maceió, Alagoas, Brasil.

Elisane Barbosa de Araújo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL) e graduada em Pedagogia e Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Especialista em Alfabetização e Letramento (UNOPAR). Maceió, Alagoas, Brasil.

 

 

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Published
2024-08-12