O PAPEL DOS INTÉRPRETES DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Palavras-chave: Intérprete Educacional. Libras. Formação. Profissionalização.

Resumo

O presente artigo aborda o caminho percorrido pelos Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais que atuam na área educacional, mais especificamente na educação básica das escolas brasileiras. O objetivo do texto é compreender o percurso para a efetivação da formação e profissionalização dos Intérpretes Educacionais ao longo da história, a natureza do trabalho desses profissionais e o papel que exercem nas escolas. Para isso, optou-se por uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Portanto, o texto é baseado em autores que pesquisam sobre o tema, tais como: Mazzotta (2011), Goulart e Bonin (2020), Pagura (2003), Quadros (2004), Lacerda (2017), Reis (2013); bem como em documentos importantes para o processo de regulamentação do atendimento aos alunos surdos. O texto apresenta questões éticas ligadas ao trabalho desenvolvido por Intérpretes Educacionais e alguns percalços que marcam a profissão, e que, por vezes, podem afetar o ensino aprendizagem dos alunos surdos.

Biografia do Autor

Lívia Silveira do Carmo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em História (UEG). Docente efetiva da Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/Anápolis), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Inhumas) e no curso de Pedagogia da UEG, Inhumas. 

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Publicado
2022-09-13