PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR: FORMAÇÃO DOCENTE NA E PARA A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumen
Este artigo analisa a formação docente para a pesquisa no curso de Pedagogia - Parfor do IFRS-BG, com vistas a compreender como práticas relacionadas à investigação são desenvolvidas, focalizando o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Os dados foram obtidos através de análise de documentos oficiais do curso e resumos de TCCs. Identificaram-se temáticas e objetivos dos documentos e de projetos pedagógicos, e concluindo-se que o curso vivencia a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Os egressos experienciaram a prática da investigação no decorrer do curso; foram instados a produzir pesquisas nos ambientes em que atuam; desenvolveram-se práticas que problematizam questões contemporâneas da educação, ampliando senso crítico, reflexão e investigação do cotidiano das instituições e de espaços não escolares; construiu-se a instrumentalização para a pesquisa científica no decorrer da formação e não apenas nos componentes ligados ao TCC. Entende-se que a formação na e para a pesquisa tem sido exitosa.
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