PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA - PARFOR: FORMAÇÃO DOCENTE NA E PARA A PESQUISA NO CURSO DE PEDAGOGIA
Abstract
Este artigo analisa a formação docente para a pesquisa no curso de Pedagogia - Parfor do IFRS-BG, com vistas a compreender como práticas relacionadas à investigação são desenvolvidas, focalizando o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Os dados foram obtidos através de análise de documentos oficiais do curso e resumos de TCCs. Identificaram-se temáticas e objetivos dos documentos e de projetos pedagógicos, e concluindo-se que o curso vivencia a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. Os egressos experienciaram a prática da investigação no decorrer do curso; foram instados a produzir pesquisas nos ambientes em que atuam; desenvolveram-se práticas que problematizam questões contemporâneas da educação, ampliando senso crítico, reflexão e investigação do cotidiano das instituições e de espaços não escolares; construiu-se a instrumentalização para a pesquisa científica no decorrer da formação e não apenas nos componentes ligados ao TCC. Entende-se que a formação na e para a pesquisa tem sido exitosa.
References
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Resolução CNE/CP Nº2, de 1º de julho de 2015 – Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Resolução CNE/CP Nº1, de 15 de maio de 2006 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília,
DF, 30 dez. 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-
2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em: 22 mai 2022.
CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ª ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CUNHA, Maria Isabel da. Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização. Perspectiva. Florianópolis, v. 29, n. 2, 443-462, jul./dez. 2011.
______ (Org.). Qualidade da graduação: a relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente. 1 ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2012.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia, o cotidiano do professor. 11 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GARCIA, Marcelo. A identidade docente: constantes e desafios. Cristina Antunes (trad.). Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.
HUBERMAN, Michael. O Ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995. p. 31-61.
IFRS. Organização Didática. Bento Gonçalves: 2015.
IFRS-BG. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Bento Gonçalves: 2016.
IFRS-BG. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Bento Gonçalves: 2018.
KORTHAGEN, Fred A. J. A prática, a teoria e a pessoa na formação de professores. In: Educação, Sociedade & Culturas, nº 36, 2012, 141-158.
MOROSINI, Marília Costa (Ed. Chefe). Enciclopédia de pedagogia universitária – Glossário v.2. Brasília: INEP/ MEC, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2005.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. In: Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 5 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar – as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).