DIASPÓRA AFRICANA: TECENDO RELAÇÕES ENTRE O CANDOMBLÉ E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumen
Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre a história dos africanos e dos afro-brasileiros, fazendo referências sobre o período escravocrata e trazendo as principais contribuições destes povos para a música, língua, dança, culinária, arte, matemática e religião. Tem-se como objetivo evidenciar os conhecimentos matemáticos praticados pelos africanos, a partir das análises das contribuições destes povos para a matemática formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, onde se utilizou o mapeamento como procedimento de coleta, organização e análise de dados. As reflexões apontam que o processo que escravizou milhões de africanos de forma cruel e desumana, contribuiu para enriquecer culturalmente o país, visto que os conhecimentos destes povos não foram deixados nos seus lugares de origem, mas sim, vieram com os mesmos, e contribuíram para a identidade cultural brasileira. Ademais, coloca-se em evidência a escassez de pesquisas acadêmicas que relacionam candomblé e matemática.
Citas
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