O “ENSINO REMOTO EMERGENCIAL”: A EXPERIÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO DA FACULDADE ITOP

Resumen

A pandemia do Covid-19 mudou, a realidade das IES públicas e privadas. A suspensão do “Ensino Presencial” e a implementação o “Ensino Remoto Emergencial”, mediado por tecnologias digitais, impôs desafios às IES na busca de metodologias e didáticas que atenuassem os efeitos do afastamento físico na formação tanto dos alunos quanto ao trabalho dos professores. O texto resulta de parte da pesquisa de mestrado em educação (PPPGE/UFT), a partir da problemática no entorno dos processos de ensino-aprendizagem implementados no período da pandemia na Faculdade ITOP. Trata-se de uma Pesquisa Qualiquanti, com método Estudo de Caso, com amostragem de 22 professores e 105 alunos dos cursos de Enfermagem, Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Serviço Social do semestre letivo 2020/1. A acessibilidade e usabilidade das “Tecnologias Digitais” como facilitadoras do ensino nas “aulas remotas”; nos fez refletirmos sobre as chamadas “Metodologias Ativas” no sentido de tornar o aluno sujeito de seu aprendizado. Sinalizamos, portanto, sobre as dificuldades do processo de ensino/aprendizagem remota, da interação aluno/professor, e do uso de metodologias ativas nas aulas, assim como a acessibilidade/usabilidade às “Tecnologias Digitais” que tornaram (im)possível a realização das aulas no “Ensino Remoto Emergencial”.

Biografía del autor/a

Muniz Araújo Pereira, Faculdade Itop

Mestre em Educação pelo PPPGE/UFT. Graduado em Administração pela Unitins. Diretor da Faculdade ITOP.

José Damião Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT.

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Letras (pela UFG). Mestre em Letras e Linguística (pela UFG). Pós-doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop.

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Publicado
2021-12-16