TECNOLOGIAS DIGITAIS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LEITURA

Palavras-chave: Educação. Formação docente. Tecnologias digitais.

Resumo

O presente trabalho enfatiza as tecnologias digitais no trabalho pedagógico do professor da Educação Básica, uma leitura frente ao tempo de saúde pública no Brasil, causado pelo Covid 19 em 2020. Diante do exposto, as aulas presencias foram substituídas por aulas não presenciais com o intuito de atender ao alunado. O objetivo é refletir sobre as tecnologias digitais no trabalho do professor, como parte da pesquisa de mestrado em educação desenvolvida no PPPGE/UFT. O uso metodológico tem como pressuposto a revisão de literatura acerca de textos que enfatizam as tecnologias digitais no trabalho docente e na formação do professor. De acordo com as pesquisas realizadas, as tecnologias surgiram com o propósito de auxiliar a sociedade. Nesse contexto a educação acompanha as evoluções tecnológicas e, quando preciso, faz uso destes recursos disponíveis para suprir certas necessidades educacionais. O mundo digital dispõe de informações e conteúdos favoráveis à educação, no qual escola, professor e alunos podem fazer bom uso para o trabalho escolar.

Biografia do Autor

José Francisco Rocha Simão, UFT

Graduado em Gestão Pública pelo IFTO. Licenciatura em Matemática pela FEST. Mestrando em Educação PPGE/UFT. Professor da Educação Básica.  Palmas (SEMED). 

Damião Rocha, UFT

Pós-Doc. pela UEPA. Doutor em educação pela UFBA. Mestre em educação pela UFG. Docente do PGEDA/UFPA/UFT e PPGE/UFT. Vice coordenador do Polo Palmas do PGEDA/UFT. Coordenador do PPPGE/UFT. Líder do grupo de pesquisa Gepec/UFT. Sócio Anped GT 12.

Referências

ARAÚJO, A.L.O.S., Sant’Ana, R.M.T. Algumas reflexões sobre a inserção das novas tecnologias nas práticas docentes. Pesquisas em Discurso Pedagógico 2011.1. Disponível em: . Acesso em: 11/out. /2020.

ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. TICS e interdisciplinaridade: contribuições para práticas educacionais. In: VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa; ARAÚJO, Elaine Vasquez Ferreira de. (orgs). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. Duque de Caxias RJ, Unigranrio, 2016. Disponível em: . Acesso em 17/out. /2020.


BARROS, M. das G.; CARVALHO, A.B.G. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. SOUSA, RP., MIOTA, FMCSC., CARVALHO, A.B.G. (orgs). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247.pdf. Acesso em: 10/out. /2020.

RAMOS, Marcio, R.V. 2012. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: Lenpes-pibid de Ciências Sociais – UEL .edição nº 2, vol. 1,jul-dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/. Acesso em: 09/ ago. 2020.


RIBEIRO, Ana Eliza. Tecnologia Digital. Disponível em : . Acesso em: 07/out. /2020.

CAMARGO JÚNIOR, Artur Pires de. Formação docente e competências para utilização de TDIC na Educação Báisca. In: FERREIRA, G. P. (org.). Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas; v. 2). Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. Disponível em: . Acesso em: 14/out. /2020.

CORDEIRO, S. F. N.; BONILLA, M. H. S. Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 56, p. 259-275, abr./jun. 2015. Editora UFPR. Disponível em: . Acesso em 10/out. /2020.

FRIZON V; LAZZARI M; SCHWABENLAND F; TIBOLLA F. 2015.In: A formação de professores e as tecnologias digitais. Disponível em: . Acesso em: 02, set./ 2020.

KENSKI, Moreira Vani. 2003. In: Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003. Disponível em: . Acesso em: 17, set. / 2020.

RAMOS, Marcelo R.V. 2012. In: O uso de tecnologias em sala de aula. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpespibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%2-%20ORIENT%20PRF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 27, ago. 2020.


ROCHA, J.D.T; NOGUEIRA, C. R.M; SOUSA, J. L; SOUSA.G. R. Práticas pedagógicas curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 5, p. 673-694, ago. 2018.

ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. Formação docente: uso das tecnologias como ferramenta de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 6, p. 578-596, out.-dez. 2019.
Publicado
2021-07-16