CIBERCULTURA E MOBILIDADE: A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Smartphones. Pós-modernidade. Cibercultura. M-Learning.

Resumo

O presente artigo é a síntese de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE) da UFT. O estudo centrou-se na busca da correlação entre a pós-modernidade e a cibercultura e a sua influência nos processos educacionais, em especial com relação a adoção dos celulares como ferramenta para a educação. O trabalho correlacionou uma pesquisa bibliográfica sobre as revoluções tecnológicas e os processos educacionais, bem como uma pesquisa descritiva, com a técnica de aplicação de um questionário que buscou entender, por meio de uma pesquisa qualitativa, a aceitação ou rejeição de alunos, professores e futuros professores quanto ao uso do celular em sala de aula. Por meio de técnicas como a análise de frequência, aplicadas às respostas, bem como uma analise, quanto ao espectro das respostas, classificando-as em: positivas, negativas e neutras -, a depender da aceitação ou rejeição da tecnologia pelo entrevistado.

Biografia do Autor

José Fernando Bezerra Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação, Universidade Federal do Tocantins.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Pós Doutor em Pedagogia, Professor e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional UFT, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

BAUMAN, Zigmund. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

COSTA, Giselda dos Santos. Mobile Learning: explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola púbica. Tese (doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, CAC Letras. Recife, 2013.

CUNHA, Úrsula Nascimento de Sousa. Cibercultura e as identidades líquidas: reflexão sobre a cultura na era das novas tecnologias. In: Linguagem, identidades e letramentos, vol. 2, n. 2. Revista do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Alagoinhas, Bahia. 2012.

GOFFMAN, Erving. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LACAN, Jacques. O seminário: eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. In: Intercom. XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1998.

______. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa Crítica Etnopesquisa-Formação. 2. ed.

ROCHA, José Damião T.; SANTANA, Jocyléia; CARNEIRO, G. Currículo da Educação Infantil: brinquedos e materiais para bebês e crianças pequenas em creches e pré-escolas. In: COSTA. Sinara Almeida da; BRASILEIRO,Tânia Suely Azevedo. (Org.). Desafios para a Docência na Educação Infantil no século XXI. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 101-122.

______. A presença ausente das tecnologias digitais no curso de pedagogia da UFT: interconexão e hibridações da educação e comunicação como interzona contemporânea. Salvador: UFBA, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das Mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2008.

______. Comunicação ubíqua. Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

______. Linguagem líquida na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

______. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SILVA, Bento Duarte da; CONCEIÇÃO, Silvia Carla. Desafios do b-learning em tempos da cibercultura. In: Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa – A educação presencial a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande/MS – set. 2001.

______. Sala de aula interativa. 4. ed. 1. reimpr. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. 2014. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000227770 >. Acesso em: 20 jun. 2019.

Publicado
2020-06-04