CIBERCULTURA E MOBILIDADE: A UTILIZAÇÃO DE SMARTPHONES EM SALA DE AULA

Resumen

O presente artigo é a síntese de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE) da UFT. O estudo centrou-se na busca da correlação entre a pós-modernidade e a cibercultura e a sua influência nos processos educacionais, em especial com relação a adoção dos celulares como ferramenta para a educação. O trabalho correlacionou uma pesquisa bibliográfica sobre as revoluções tecnológicas e os processos educacionais, bem como uma pesquisa descritiva, com a técnica de aplicação de um questionário que buscou entender, por meio de uma pesquisa qualitativa, a aceitação ou rejeição de alunos, professores e futuros professores quanto ao uso do celular em sala de aula. Por meio de técnicas como a análise de frequência, aplicadas às respostas, bem como uma analise, quanto ao espectro das respostas, classificando-as em: positivas, negativas e neutras -, a depender da aceitação ou rejeição da tecnologia pelo entrevistado.

Biografía del autor/a

José Fernando Bezerra Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação, Universidade Federal do Tocantins.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Pós Doutor em Pedagogia, Professor e Coordenador do Programa de Mestrado Profissional UFT, Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2020-06-04