CURSO DE DESENHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS TÉCNICAS: A MATERIALIZAÇÃO DAS IDEIAS DO SERVIÇO DE REMODELAÇÃO SOBRE O ENSINO DE DESENHO
Resumen
Na década de 1920 a Educação Profissional no Brasil foi marcada pela atuação do Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico. Neste artigo analisamos os produtos da atuação desta comissão no ensino da disciplina Desenho e Trabalhos Manuais através do primeiro volume do manual Curso de Desenho para as Escolas Profissionais Técnicas, dedicado ao ensino de Desenho Figurativo na etapa pré-vocacional – dois anos iniciais – dos cursos de aprendizes artífices. Tendo como referencial a História das Disciplinas Escolares segundo Chervel e o Método Histórico conforme preconiza Jörn Rüsen, tomamos o manual didático enquanto fonte que nos permite compreender as ideias em circulação sobre o ensino de Desenho que foram chanceladas pela comissão e difundidas pelo país com a publicação e divulgação dos manuais. Vemos que através destes manuais, o serviço de remodelação estabelece um elo entre os saberes de Desenho e de Trabalhos Manuais, vistos anteriormente como disciplinas distintas, importando ideias estrangeiras para basear a reforma da Educação Profissional brasileira.
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