CURSO DE DESENHO PARA AS ESCOLAS PROFISSIONAIS TÉCNICAS: A MATERIALIZAÇÃO DAS IDEIAS DO SERVIÇO DE REMODELAÇÃO SOBRE O ENSINO DE DESENHO
Abstract
Na década de 1920 a Educação Profissional no Brasil foi marcada pela atuação do Serviço de Remodelação do Ensino Profissional Técnico. Neste artigo analisamos os produtos da atuação desta comissão no ensino da disciplina Desenho e Trabalhos Manuais através do primeiro volume do manual Curso de Desenho para as Escolas Profissionais Técnicas, dedicado ao ensino de Desenho Figurativo na etapa pré-vocacional – dois anos iniciais – dos cursos de aprendizes artífices. Tendo como referencial a História das Disciplinas Escolares segundo Chervel e o Método Histórico conforme preconiza Jörn Rüsen, tomamos o manual didático enquanto fonte que nos permite compreender as ideias em circulação sobre o ensino de Desenho que foram chanceladas pela comissão e difundidas pelo país com a publicação e divulgação dos manuais. Vemos que através destes manuais, o serviço de remodelação estabelece um elo entre os saberes de Desenho e de Trabalhos Manuais, vistos anteriormente como disciplinas distintas, importando ideias estrangeiras para basear a reforma da Educação Profissional brasileira.
References
REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Belém, v. 15, n. 34, p. 48 – 69, 2020.
BARBOSA, R. Obras Completas de Rui Barbosa: Lições de Coisas: volume XIII, 1883, Tomo I. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1950.
BRASIL. Decreto nº 7.566 de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário gratuito. 1909a Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/ decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Decreto nº 7.649 de 11 de novembro de 1909. Cria nas Escolas de Aprendizes Artífices, a que se refere o decreto n. 7.566, de 23 de setembro último, os lugares de professores dos cursos primários noturnos e de desenho e dá outras providencias. 1909b. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/ decret/1900-1909/decreto-7649-11-novembro-1909-525418-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Decreto nº 7.763 de 23 de dezembro de 1909. Altera os decretos 7.566 e 7.649, de 28 de setembro e 11 de novembro últimos, referentes a criação de escolas de aprendizes artífices nas capitais dos estados e a nomeação de professores para os respectivos cursos noturnos – primário e desenho. 1909c. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7649-11-novembro-1909-525418-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 23. jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Agricultura, indústria e Comércio Miguel Calmon du Pin e Almeida: Ano de 1925. 1925. Disponível em: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2021/000501.html. Acesso em: 28 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Relatório apresentado ao Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Agricultura, indústria e Comércio Germiniano Lyra Castro: Ano de 1926. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182544. Acesso em: 28 set. 2020.
BUYSE, O. Métodos Americanos para a Educação Geral e Técnica. Bahia: Impressa Oficial do Estado, 1927.
CHARTIER, R. A história cultura – entre práticas e representações. Trad.: Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHARTIER, R. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad.: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002.
CHERVEL, A. História das Disciplinas Escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, [S.l.] v.2, p. 177-229, 1990.
CUNHA, L. A. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 14, p. 89 – 107, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141324782000000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jun. 2020.
CUNHA, L. A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2. ed. São Paulo: Editora da UNESP, 2005.
FONSECA, C. S. da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: ETN, 1961. v.1.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
QUELUZ, G. L. Método Intuitivo e Serviço de Remodelação do Ensino Técnico Profissional. Revista Educação & Tecnologia. Curitiba, v. 3, n. 2, p. 96-114, 1998.
RÜSEN, J. Teoria da História: uma teoria da História como ciência. Trad.: Estevão C. de Resende Martins. Curitiba: Editora da UFPR, 2015.
SERVIÇO DE REMODELAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO. Curso de Desenho para as Escolas Profissionais Técnicas. Rio de Janeiro: Papelaria Americana, 1928. v.1: Desenho Figurativo.
SHIMIZU, Y. Cem anos da Educação Profissional Industrial no Brasil. Revista Tecnologia e Humanismo, Curitiba, v. 24, n. 39, p. 7– 38, 2010.
SILVA, J. C. C. Educar a mão e o olhar para o trabalho: A disciplina Desenho na Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte (1909 – 1937). 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).