JOVENS E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA SOCIAL

Palavras-chave: Jovens. Projetos de extensão. Ensino médio integrado. Educação para a cidadania.

Resumo

Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017.  Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil.

Biografia do Autor

João Paulo de Oliveira, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE). Évora, Portugal

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora

Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE). Évora, Portugal.

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Publicado
2021-11-12