JOVENS E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA SOCIAL
Abstract
Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017. Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil.
References
CORTINA, A. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
COVER, I. Práticas de extensão no ensino médio integrado: construindo possibilidades de emancipação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2014, Florianópolis. Textos completos [...]. Florianópolis: Associação Catarinense de Medicina, 2014. p. 1-18. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/485-0.pdf. Acesso em: 1 abr. 2018
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. Coimbra: Edições 70 LDA, 2007.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação?.17. ed. São Paulo: Paz e terra, 2015.
GOHN, M. da G. Educação não-formal na pedagogia social. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., 2006, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000092006000100034&lng=en&nrm=isso. Acesso em: 20 jul. 2021.
GORCZEVSKI, C.; MARTIN, N. B. A necessária revisão do conceito de cidadania: movimentos sociais e novos protagonistas na esfera pública democrática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: documento base. Natal: IFRN, 2012.
KUENZER, A. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LEAL DA COSTA, C.; OLIVEIRA, J. P.; CAVAS, I. Investigação biográfica e análise com software: cooperação, empoderamento, (des)envolvimento. Revista práxis educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-22, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8021
MACHADO, L. R. de S. Ensino Médio e Técnico com Currículos Integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, J. (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: ARTMED, 2009. p. 1–17.
MARTINS, E. C. A escola como espaço gerador de cultura “de” e “para” a cidadania. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, n. 12, p.12-31, 2009. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/834/1/EM_ Plures 12.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018.
MOURA, D. H. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração. Holos, Natal, v. 2, n. 23, p. 4–30, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 30 jul. 2021.
MOURA, D. H. Políticas públicas para a educação profissional técnica de nível médio nos anos 1990 e 2000: limites e possibilidades. In: OLIVEIRA, R. de (org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: políticas públicas em debate. Campinas: Papirus, 2012. p. 47-81.
NOGUEIRA, M. das D. P. Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual. In: FARIA, D. S. de. (org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília, DF: UNB, 2001. p. 57–72.
NUSSBAUM, M. C. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2015.
PASSEGGI, M. C.; CUNHA, L.M. Projetar-se no amanhã: condição biográfica e projeto de vida no novo Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 15, p. 1039-1058, 2020. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2020.v5.n15.p1039-1058
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. In: SEMINÁRIO SOBRE ENSINO MÉDIO, 1, Natal, 2008. Disponível em https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 30 jul. 2021.
RAMOS, M. N. O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. In: FRIGOTTO, G.;CIAVATTA, M.(org.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2004. p. 37-52.
ROCHA, R. M. G. A construção do conceito de Extensão Universitária na América Latina. In: FARIA, D. S. de.(org.). Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília, DF: UNB, 2001. p. 13–29.
RODRIGUES, N. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 22, n. 76, p. 232-257, 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302001000300013.
SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, vol. 1, nº 1, pp. 131–152, 2003. Consultado em mar. 2017. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tes/v1n1/10.pdf.
SOUSA, A. L. L. Concepção de extensão universitária: ainda precisamos de falar sobre isso? In: D. S. de Faria (Org.). Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasíla: Editora da UNB, 2001. p. 107-126.
SOUSA, A. L. L. A história da extensão universitária. 2. ed. São Paulo: Editora Alínea, 2010.
XAVIER, A. C. G., et al. Concepções, diretrizes e indicadores da extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - EPCT. Cuiabá: Conselho Nacional das Instituições Instituto Federais de Educação profissional/IFMT, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).