PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E A DOCÊNCIA HÍBRIDA INTERMITENTE
Resumen
O ensaio é um convite aos docentes e profissionais da Educação para refletir sobre o paradigma da complexidade elaborado por Edgar Morin, na observância da instalação do que estamos convencionando chamar de “docência híbrida intermitente”. Para analisar a configuração desse novo cenário adotaremos metodologicamente alguns conceitos e construtos da Motricidade Vital: 1) Assumir a complexidade como paradigma predominante; 2) Encontrar meios de situar a docência, os docentes e os gestores educacionais nessa complexidade; 3) Considerar a corporeidade e o tempo como predominantes nas (re)configurações de sentido da docência e da gestão de processos; 4) Adotar a práxis criadora como um habitar autêntico da Educação contemporânea; 5) Potencializar os coletivos de atuação, o poliprotagonismo, as iniciativas colaborativas e a co-implicação como estratégia de trabalho comum na complexidade. Conclui-se que esses cinco pontos podem auxiliar no desvelamento das exigências na docência contemporânea e propor vias emancipadoras.
Citas
ARRUDA, E.P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, pp. 257-275, 2020. Disponível em:
AZEVEDO, A. A. O que a pandemia interpela a professores e professoras. Natal: Editora Feitoemcasa, 2020. Disponível em:
BERARDI, F. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
DINIZ, N. Reestruturação do trabalho docente e desigualdades educacionais em tempos de crise sanitária, econômica e civilizatória. Rer. Tamoyos, São Gonçalo, RJ, ano 16, n.1, pp.130-144, 2020. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50253>. Acesso em: 18 de março 2021.
GONÇALVES, J.L. Educação e resiliências. Rev. Saber & Educar. Editorial, n. 29, 2020, np. Disponível em: < http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/404/463>. Acesso em: 18 de março de 2021.
HAN, B.C. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
LÓPEZ QUINTÁS, A. Inteligência criativa: descoberta pessoal dos valores. São Paulo: Paulinas, 2004.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, sd.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
PALUDO, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, n. 2, pp. 44-53, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44>. Acesso em: 18 de março de 2021.
PASINI, C.G.D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L.H.C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria. OSE – Observatório Socioeconômico da COVID-19. Disponível em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf>. Acesso em: 18 março 2021.
PAULA, A.C.R.R.; NAVES, M.L.P. O estresse e o bem-estar docente. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em:
VALENTE; G.S.C.; MORAES, E. B.; SANCHEZ, M. C. O.; SOUZA, D. F.; PACHECO, M.C.M.D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em:
WUNENBURGER, J.J. A razão contraditória: ciências e filosofias modernas – o pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).