PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E A DOCÊNCIA HÍBRIDA INTERMITENTE
Abstract
O ensaio é um convite aos docentes e profissionais da Educação para refletir sobre o paradigma da complexidade elaborado por Edgar Morin, na observância da instalação do que estamos convencionando chamar de “docência híbrida intermitente”. Para analisar a configuração desse novo cenário adotaremos metodologicamente alguns conceitos e construtos da Motricidade Vital: 1) Assumir a complexidade como paradigma predominante; 2) Encontrar meios de situar a docência, os docentes e os gestores educacionais nessa complexidade; 3) Considerar a corporeidade e o tempo como predominantes nas (re)configurações de sentido da docência e da gestão de processos; 4) Adotar a práxis criadora como um habitar autêntico da Educação contemporânea; 5) Potencializar os coletivos de atuação, o poliprotagonismo, as iniciativas colaborativas e a co-implicação como estratégia de trabalho comum na complexidade. Conclui-se que esses cinco pontos podem auxiliar no desvelamento das exigências na docência contemporânea e propor vias emancipadoras.
References
ARRUDA, E.P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede Revista de Educação à Distância, v. 7, n. 1, pp. 257-275, 2020. Disponível em:
AZEVEDO, A. A. O que a pandemia interpela a professores e professoras. Natal: Editora Feitoemcasa, 2020. Disponível em:
BERARDI, F. Asfixia: capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
DINIZ, N. Reestruturação do trabalho docente e desigualdades educacionais em tempos de crise sanitária, econômica e civilizatória. Rer. Tamoyos, São Gonçalo, RJ, ano 16, n.1, pp.130-144, 2020. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/50253>. Acesso em: 18 de março 2021.
GONÇALVES, J.L. Educação e resiliências. Rev. Saber & Educar. Editorial, n. 29, 2020, np. Disponível em: < http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/404/463>. Acesso em: 18 de março de 2021.
HAN, B.C. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
LÓPEZ QUINTÁS, A. Inteligência criativa: descoberta pessoal dos valores. São Paulo: Paulinas, 2004.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, sd.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
PALUDO, E. F. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, Florianópolis, v. 17, n. 2, pp. 44-53, 2020. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44>. Acesso em: 18 de março de 2021.
PASINI, C.G.D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L.H.C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Universidade Federal de Santa Maria. OSE – Observatório Socioeconômico da COVID-19. Disponível em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/820/2020/06/Textos-para-Discussao-09-Educacao-Hibrida-em-Tempos-de-Pandemia.pdf>. Acesso em: 18 março 2021.
PAULA, A.C.R.R.; NAVES, M.L.P. O estresse e o bem-estar docente. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.1, jan./abr. 2010. Disponível em:
VALENTE; G.S.C.; MORAES, E. B.; SANCHEZ, M. C. O.; SOUZA, D. F.; PACHECO, M.C.M.D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em:
WUNENBURGER, J.J. A razão contraditória: ciências e filosofias modernas – o pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).