PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA FILOSOFIA E DA CIÊNCIA NA ESCOLA - SOBRETUDO BRASILEIRA

Resumen

O objetivo de nosso trabalho é problematizar a relação entre a fragmentação dos saberes científicos e humanos em esferas ilhadas em disciplinas escolares e departamentos universitários a partir da visão histórica da relação entre a filosofia e a ciência, tendo como pano de fundo o paradigma cartesiano e a emergência do paradigma da complexidade. Pretendemos também entender os modelos pedagógicos que surgem a partir do paradigma cartesiano de saber. Tratamos com especial atenção a pedagogia das competências e habilidades que por meio da reforma Mendonça Filho do Ensino Médio se tornou o modelo pedagógico e curricular oficial da educação escolar do Brasil. Com isso, indagamo-nos sobre a capacidade que esta mudança curricular-pedagógica possui de superação do modelo cartesiano e se os papéis pedagógicos da filosofia e da ciência no interior destes documentos legais são entendidos de maneira a religar os saberes dentro de uma perspectiva do pensamento complexo.

Biografía del autor/a

José Soares das Chagas, Universidade Federal do Tocantins

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutor em Artes pela UNESP-SP e Mestre em Ética e Filosofia pela UECE. Ministra aulas de Filosofia da Educação nos cursos de graduação de Filosofia, Teatro e Música (UAB) e de Tópicos específicos de Filosofia e seu ensino no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO. Está em fase de Pós-doutorado sob a supervisão da profa Dra Maria José Pinho. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação. Estágio de Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Algarve – Portugal. Mestrado em Educação. Graduação em História e em Pedagogia. Professora Associada da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Bolsista produtividade do CNPq, categoria 2. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL), da UFT. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFT. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC. Coord. UB/Espanha). Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas-RIEC/TO. 

Monise Busquets Soares, Universidade Federal do Tocantins

Comunicadora Social, Educadora, Artedocumentarista, Mestre e Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Compõe a Coordenação Pedagógica da Diretoria de Tecnologias Educacionais da UFT e integra a Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFT. 

Larissa Ribeiro de Santana, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Filosofia pela UFT. Graduada em filosofia (PUC-Goiás), Bacharel em direito (FAPAL), professora da rede estadual de ensino estadual.

Citas

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Publicado
2021-08-13