PENSAMENTO COMPLEXO E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA FILOSOFIA E DA CIÊNCIA NA ESCOLA - SOBRETUDO BRASILEIRA
Abstract
O objetivo de nosso trabalho é problematizar a relação entre a fragmentação dos saberes científicos e humanos em esferas ilhadas em disciplinas escolares e departamentos universitários a partir da visão histórica da relação entre a filosofia e a ciência, tendo como pano de fundo o paradigma cartesiano e a emergência do paradigma da complexidade. Pretendemos também entender os modelos pedagógicos que surgem a partir do paradigma cartesiano de saber. Tratamos com especial atenção a pedagogia das competências e habilidades que por meio da reforma Mendonça Filho do Ensino Médio se tornou o modelo pedagógico e curricular oficial da educação escolar do Brasil. Com isso, indagamo-nos sobre a capacidade que esta mudança curricular-pedagógica possui de superação do modelo cartesiano e se os papéis pedagógicos da filosofia e da ciência no interior destes documentos legais são entendidos de maneira a religar os saberes dentro de uma perspectiva do pensamento complexo.
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.415/2017, de 13 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 10 mai. 2019.
BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018, Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622b. Acesso em:21 janeiro 2019.
BRASIL. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55640296. Acesso em 21 de janeiro de 2019.
HAWKING, Stephen. Os gênios da ciência: sobre os ombros de gigantes. Trad Marco Moriconi. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
____. Uma breve história do tempo. Trad. Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
MORAES, Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 25ª ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020a.
____. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard Carvalho e Mariza Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
____. Introdução ao pensamento complexo. 5ª ed. Trad Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015.
____. Meus filósofos. Trad. Edgard Carvalho e Mariza Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2020b.
____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ª ed. Trad. Catarina Eleonora Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
____. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. Trad. Irene Reis dos Santos. São Paulo: Palas Athena, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2011.
________. Pedagogia do Oprimido. 59 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
PERRENOUD, Philippe. 10 competências para ensinar: convite à viagem. Trad. Patrícia Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ZABALA; ARNAU. Como aprender e ensinar competências. Trad. Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Penso, 2014. (Kindle).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).