O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Formação. Pedagogia.

Resumo

O presente texto trata-se de um relato de experiência de professores que atuam no curso de Pedagogia em uma universidade privada de Salvador. O mesmo tem como objetivo principal destacar quais as possibilidades de aprendizagem e os danos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para a formação em pedagogia, pontuando os desafios que os estudantes vêm enfrentando neste processo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line, que abordou as especificidades do ERE, no que diz respeito ao acesso à internet e a equipamentos, bem como, aspectos referentes à aprendizagem nesta modalidade. A análise do instrumento citado revelou que o Ensino Remoto Emergencial promove a continuação do processo formativo, desconsiderando as necessidades culturais, econômicas e emocionais dos discentes, limitando as possibilidades de aprendizagem neste contexto de pandemia, marcado por obstáculos, desigualdades e transformações.

Biografia do Autor

Aline de Oliveira Costa Santos, Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2020). Formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2011). Especialista em Educação Profissional Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal da Bahia (2015). Mestra. Tem experiência como professora na educação básica e no ensino superior. Se interessa principalmente pelas discussões que envolvem os temas Trabalho e Educação; História da Educação; Política Educacional Brasileira, Educação Básica; Educação Profissional; Educação Integral; Currículo; Didática, Práticas Pedagógicas. 

 

Edson Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Graduação em Pedagogia - Habilitação em Educação Infantil e Mag pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Atualmente é coordenador pedagógico do Colégio Estadual Cidade de Camaçari (Secretaria da Educação do Estado da Bahia). Professor da Universidade Salvador e professor pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

 

Iana Assunção de Aguiar, Prefeitura de Salvador

Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduada em Pedagogia. Professora da Universidade Salvador e da Prefeitura Municipal de Salvador. 

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
Relatos de Experiência