O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
Abstract
O presente texto trata-se de um relato de experiência de professores que atuam no curso de Pedagogia em uma universidade privada de Salvador. O mesmo tem como objetivo principal destacar quais as possibilidades de aprendizagem e os danos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para a formação em pedagogia, pontuando os desafios que os estudantes vêm enfrentando neste processo. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line, que abordou as especificidades do ERE, no que diz respeito ao acesso à internet e a equipamentos, bem como, aspectos referentes à aprendizagem nesta modalidade. A análise do instrumento citado revelou que o Ensino Remoto Emergencial promove a continuação do processo formativo, desconsiderando as necessidades culturais, econômicas e emocionais dos discentes, limitando as possibilidades de aprendizagem neste contexto de pandemia, marcado por obstáculos, desigualdades e transformações.
References
AGÊNCIA BRASIL. Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca - Estudo mostra o perfil do estudante universitário brasileiro. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/mapa-do-ensino-superior-aponta-para-maioria-feminina-e-branca Acesso em: 22 jan. 2020.
ARRUDA, E.P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=86441. Acesso em: 22 jan. 2021.
CERQUEIRA, B. R. S. de. Educação no ensino superior em tempos de pandemia. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-5, 8 out. 2020.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed.5 reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estastíca. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=27138&t=resultados. Acesso em: 20 jan. 2020.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 215-224, ago. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026/34672. Acesso em: 20 jan. 2021
Mascarenhas, A. D. N.; Franco A. do R. S. Reflexões pedagógicas em tempos de pandemia: análise do parecer 05/2020. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 23 set. 2020.
SANTOS, E. O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119
Acesso em: 22 jan. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).