A CRISE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A (IN)APTIDÃO À EXPERIÊNCIA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Resumen

Este artigo, resultante de tese de doutorado sobre educação inclusiva e experiências no curso de licenciatura em educação física, tem por objetivo, dentre outros, analisar a concepção de aptidão à experiência (ADORNO, 2011), tendo a formação na sociedade administrada como central no questionamento da função da escola no processo de reprodução (ou não) de corpos submissos. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade na problematização e análise das causas sociais que promovem aversão à experiência e a crise na formação de professores. Este estudo afirma que a autodeterminação do professor, ao se contrapor aos modelos educacionais pré-determinados pela cultura de dominação, que têm como eixo central a competitividade, é fundamental no combate à violência na educação física inclusiva, voltada ao desenvolvimento da sensibilidade e emancipação, como sendo possível na formação dos estudantes por promover a autonomia, o livre pensar e a aptidão à experiência.

Biografía del autor/a

Michelli Agra, Universidade Federal Fluminense

Professora de Educação Física. Especialista em Educação Física Escolar (UFF). Mestre em Educação – Políticas Públicas e Movimentos Instituintes em Educação (UFF). Doutora em Educação – Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS - UFF). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão / GruPePE – UFF.

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão’. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) ‘Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito’. Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPq) ‘Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade’, Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos.

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Publicado
2021-08-10