A CRISE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A (IN)APTIDÃO À EXPERIÊNCIA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
Abstract
Este artigo, resultante de tese de doutorado sobre educação inclusiva e experiências no curso de licenciatura em educação física, tem por objetivo, dentre outros, analisar a concepção de aptidão à experiência (ADORNO, 2011), tendo a formação na sociedade administrada como central no questionamento da função da escola no processo de reprodução (ou não) de corpos submissos. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Crítica da Sociedade na problematização e análise das causas sociais que promovem aversão à experiência e a crise na formação de professores. Este estudo afirma que a autodeterminação do professor, ao se contrapor aos modelos educacionais pré-determinados pela cultura de dominação, que têm como eixo central a competitividade, é fundamental no combate à violência na educação física inclusiva, voltada ao desenvolvimento da sensibilidade e emancipação, como sendo possível na formação dos estudantes por promover a autonomia, o livre pensar e a aptidão à experiência.
References
ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. (1985). Dialética do Esclarecimento. 2ª ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. 120p. Disponível em:
BRASIL. (2008). Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria Nacional de Educação Especial, Ministério da Educação. Brasília. Disponível em:
COSTA, Valdelúcia A. da. (2020). Concepção de indivíduo, formação e educação sob a égide da sociedade administrada: a perspectiva da Teoria Crítica. Revista Cocar. V. 14, n. 28, jan./abr./ p. 33-48. Disponível em:
CROCHÍK, José L. (2012). Fatores psicológicos e sociais associados ao bullying. Psicologia Política. vol. 12. n. 24. p. 211-229. maio – ago. Disponível em:
CROCHIK, José L. (2006). Preconceito, Indivíduo e Cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo.
DAOLIO, Jocimar. (1995). Da cultura do corpo. Campinas: Papirus.
DARIDO, Suraya C. (2003). Educação Física na escola: questões e reflexões. 1ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara – Koogan.
FREUD, Sigmund. (1930). O Mal-Estar na Civilização. São Paulo: Companhia das Letras.
GHIRALDELLI JUNIOR, P. (1991). Educação Física Progressista. São Paulo: Edições Loyola.
HORKHEIMER, Max & ADORNO, Theodor W. (1973). O conceito de Sociologia. In: HORKHEIMER, M. & ADORNO, T. W. (Orgs.). Temas básicos da Sociologia. São Paulo: Cultrix, p. 11-24.
KANT, Immanuel. (1985). “Resposta à pergunta: que é ‘Esclarecimento’? (Aufklarung)” In: KANT, Immanuel. Textos Seletos. Petrópolis: Vozes, p. 100-117.
RODRIGUES, David; LIMA-RODRIGUES, Luzia. (2017). Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 317-333, maio/ago. Disponível em:
UNESCO. (1994). Declaração de Salamanca e suas Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília, DF. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).