ANÁLISE DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICA-COMUNICACIONAL-SOCIAL, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E DE GESTÃO

  • Manoel Messias Antônio de Lima Secretaria de Educação Juventude e Esporte
  • George Lauro Ribeiro de Brito Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Educação à Distância. Tecnologias Digitais. Softwares Educacionais.

Resumo

O problema que serviu de inspiração para esta pesquisa foi: qual o ambiente virtual de aprendizagem melhor atende as necessidades e demandas das instituições e dos usuários de cursos de Educação à Distância? A pesquisa tratou de uma análise de seis ambientes virtuais de aprendizagens para verificar qual o que melhor atendia as expectativas e necessidades dos seus usuários. Foi utilizado um modelo de Avaliação de AVAs em que as autoras propõem que as análises sejam realizadas a partir de três perspectivas que são as: a Técnica/comunicacional/social, a Didático/pedagógica e a de Gestão. Os grupos de ambientes avaliados foram formados a partir de dois subgrupos: 1. Os ambientes internacionais compostos por Moodle, Claroline Chamilo, softwares criados e mantidos por grandes corporações. 2.  O grupo dos ambientes nacionais composto por Amadeus, Rooda e TelEduc, criados e mantidos por grandes universidades brasileiras. A pesquisa teve como propósito fazer a análise dos ambientes individualmente e comparar os dois subgrupos entre si. Como resultado percebe-se uma superioridade dos softwares internacionais com destaque para o Moodle e Chamilo. Enquanto os nacionais o Rooda demonstrou um melhor desempenho.

Biografia do Autor

Manoel Messias Antônio de Lima, Secretaria de Educação Juventude e Esporte

Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas UFT com pesquisa sobre Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Profissionalmente atua Técnico na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins, no setor de Educação do Campo e na Secretária Municipal de Educação de Palmas como formador de Servidores Administrativos

George Lauro Ribeiro de Brito, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor Associado na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (2013), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2009).

Referências

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Publicado
2020-11-30