ANÁLISE DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NAS PERSPECTIVAS TECNOLÓGICA-COMUNICACIONAL-SOCIAL, DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E DE GESTÃO
Abstract
O problema que serviu de inspiração para esta pesquisa foi: qual o ambiente virtual de aprendizagem melhor atende as necessidades e demandas das instituições e dos usuários de cursos de Educação à Distância? A pesquisa tratou de uma análise de seis ambientes virtuais de aprendizagens para verificar qual o que melhor atendia as expectativas e necessidades dos seus usuários. Foi utilizado um modelo de Avaliação de AVAs em que as autoras propõem que as análises sejam realizadas a partir de três perspectivas que são as: a Técnica/comunicacional/social, a Didático/pedagógica e a de Gestão. Os grupos de ambientes avaliados foram formados a partir de dois subgrupos: 1. Os ambientes internacionais compostos por Moodle, Claroline Chamilo, softwares criados e mantidos por grandes corporações. 2. O grupo dos ambientes nacionais composto por Amadeus, Rooda e TelEduc, criados e mantidos por grandes universidades brasileiras. A pesquisa teve como propósito fazer a análise dos ambientes individualmente e comparar os dois subgrupos entre si. Como resultado percebe-se uma superioridade dos softwares internacionais com destaque para o Moodle e Chamilo. Enquanto os nacionais o Rooda demonstrou um melhor desempenho.
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