CURRÍCULO DA/NA DIFERENÇA: INDAGAÇÕES SOBRE PRÁTICAS PRECONCEITUOSAS NA ESCOLA

Palavras-chave: Políticas Curriculares. Diversidade Sexual. Educação Básica.

Resumo

Trata-se de um estudo realizado com estudantes de escolas de ensino médio, no município de Palmas/TO, autodeclarados LGBTI. É um recorte do projeto de pesquisa Currículo das diferenças e suas indagações sobre práticas preconceituosas na escola e na universidade, vinculado ao Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (GEPCE), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Numa abordagem interpretacionista da realidade contemporânea, enfatiza a descrição fenomênica na busca de o sentido ao fenômeno investigado. Apreendemos com a pesquisa que a escola não tem se constituído como espaço capaz de formar para/com as diferenças, principalmente nas questões relacionadas à sexualidade e a identidade/expressão de gênero. As práticas relacionadas à diversidade na escola, quando desenvolvidas, constituindo-se em “currículos turísticos”, em um “currículo souvenir”.

Biografia do Autor

Marcos Irondes Coelho de Oliveira, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônia e Mestre em Educação pela UFT. Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins.

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Publicado
2020-11-30