A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: CONCEITOS E APROXIMAÇÕES

Resumen

A divulgação científica é uma das principais formas de disseminar o conhecimento e as descobertas da ciência, sobretudo ao público não especializado. Partindo-se do pressuposto de que as ideias e a linguagem utilizadas não podem ser uma “tradução” literal da pesquisa científica e nem simplórias demais por acabar destoando determinada informação, o presente trabalho objetiva refletir sobre a divulgação científica enquanto forma social de conhecimento, que pode ser pensada de maneira não linear e não neutra. O artigo utiliza, como aporte metodológico, pesquisas bibliográficas que auxiliam no entendimento da importância da divulgação científica em ambientes que envolvem ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Trata-se de uma revisão da literatura que encampa especialmente a ideia do pensamento complexo de Edgar Morin e considerada transdisciplinar. As reflexões pretendem pensar em uma divulgação científica menos simplória, não complicada e que gere uma comunicação compatível com os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

Biografía del autor/a

Adriana Gonçalves Arruda, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora e Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Jornalista na UFSCar. 

Sueli Aparecida Zambon, UFSCar

Doutora e Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Educação e Tecnologias, Gestão de Organizações Públicas e Educação Infantil pela UFSCar. Chefe da Seção de Registro Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar. 

Citas

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Publicado
2021-08-10