A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: CONCEITOS E APROXIMAÇÕES
Resumen
A divulgação científica é uma das principais formas de disseminar o conhecimento e as descobertas da ciência, sobretudo ao público não especializado. Partindo-se do pressuposto de que as ideias e a linguagem utilizadas não podem ser uma “tradução” literal da pesquisa científica e nem simplórias demais por acabar destoando determinada informação, o presente trabalho objetiva refletir sobre a divulgação científica enquanto forma social de conhecimento, que pode ser pensada de maneira não linear e não neutra. O artigo utiliza, como aporte metodológico, pesquisas bibliográficas que auxiliam no entendimento da importância da divulgação científica em ambientes que envolvem ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Trata-se de uma revisão da literatura que encampa especialmente a ideia do pensamento complexo de Edgar Morin e considerada transdisciplinar. As reflexões pretendem pensar em uma divulgação científica menos simplória, não complicada e que gere uma comunicação compatível com os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Citas
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BUCCHI, M.; TRENCH B. Handbook of Public Communicarion of Science and Technology. Routledge Internacional Handbooks, 2008.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v.15, n.esp., p.1-12, 2010. Disponível em:
COSTA, A. R. F; SOUSA, C. M.; MAZOCCO, F. J. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão, Comunicação e Cultura. Caxias do Sul, v.9, n.18, p.149-158, jul-dez.2010.
DANTON, G. Edgar Morin e o Pensamento Complexo. Conhecimento Prático – Filosofia. Edgar Morin e o Pensamento Complexo. n. 21 São Paulo: Escala Educacional. Disponível em:
EPSTEIN, I. Comunicação da ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Organicom, v.9, n.16-17, p.20-38, 2012.
INÁCIO JR., E; ALVES, D.D.P. Introdução ao pensamento complexo Morin, Edgar (1990). Disponível em:
KNORR-CETINA, K. A comunicação na ciência. In: GIL, F. (Coord.). A ciência tal qual se faz. Lisboa: João Sá da Costa, 1999.
LACOMBE, M. S. C. Cientistas e jornalistas: uma (provável) solução para os embates. In: MIOTELLO, V.; HOFFMANN, W.A.M. (Orgs.). Apontamento de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
LEWENSTEIN, B. V.; BROSSARD, D. Models of public communication of science and technology: assessing models of public understanding. In: ELSI Outrech Materials. New York: Cornell University, 2006. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/255210380_Assessing_Models_of_Public_Understanding_In_ELSI_Outreach_Materials. Acesso em 21.set.2019.
LÜCKMAN, A. P. Contribuições do pensamento complexo para o campo epistêmico do Jornalismo. Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Jornalismo. Florianópolis, 2013.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução do francês: Eliane Lisboa, Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005, 120 p.
________. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
________. Por uma reforma no pensamento. In: PENA-VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro (Org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2010a.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000, 263 p.
MORIN, E.; ANDRADE, J.M.T. Iniciação ao pensamento complexo. Centro Edgar Morin – IIAC/EHESS/CNRS, Paris, 2014.
OLIVEIRA, C.P. Resenha – Introdução ao Pensamento Complexo. 2011. Disponível em < https://www.revistas.ufg.br/teri/article/download/23013/13627>. Acesso em: 29.nov.2019.
ROTHBERG, D.; RESENDE, L. P. Comunicação da ciência e da cidadania: os critérios da produção jornalística. Disponível em:
VELHO, L. Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).