A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN: CONCEITOS E APROXIMAÇÕES
Abstract
A divulgação científica é uma das principais formas de disseminar o conhecimento e as descobertas da ciência, sobretudo ao público não especializado. Partindo-se do pressuposto de que as ideias e a linguagem utilizadas não podem ser uma “tradução” literal da pesquisa científica e nem simplórias demais por acabar destoando determinada informação, o presente trabalho objetiva refletir sobre a divulgação científica enquanto forma social de conhecimento, que pode ser pensada de maneira não linear e não neutra. O artigo utiliza, como aporte metodológico, pesquisas bibliográficas que auxiliam no entendimento da importância da divulgação científica em ambientes que envolvem ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Trata-se de uma revisão da literatura que encampa especialmente a ideia do pensamento complexo de Edgar Morin e considerada transdisciplinar. As reflexões pretendem pensar em uma divulgação científica menos simplória, não complicada e que gere uma comunicação compatível com os Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
References
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BUCCHI, M.; TRENCH B. Handbook of Public Communicarion of Science and Technology. Routledge Internacional Handbooks, 2008.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf. Inf., Londrina, v.15, n.esp., p.1-12, 2010. Disponível em:
COSTA, A. R. F; SOUSA, C. M.; MAZOCCO, F. J. Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático. Conexão, Comunicação e Cultura. Caxias do Sul, v.9, n.18, p.149-158, jul-dez.2010.
DANTON, G. Edgar Morin e o Pensamento Complexo. Conhecimento Prático – Filosofia. Edgar Morin e o Pensamento Complexo. n. 21 São Paulo: Escala Educacional. Disponível em:
EPSTEIN, I. Comunicação da ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Organicom, v.9, n.16-17, p.20-38, 2012.
INÁCIO JR., E; ALVES, D.D.P. Introdução ao pensamento complexo Morin, Edgar (1990). Disponível em:
KNORR-CETINA, K. A comunicação na ciência. In: GIL, F. (Coord.). A ciência tal qual se faz. Lisboa: João Sá da Costa, 1999.
LACOMBE, M. S. C. Cientistas e jornalistas: uma (provável) solução para os embates. In: MIOTELLO, V.; HOFFMANN, W.A.M. (Orgs.). Apontamento de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
LEWENSTEIN, B. V.; BROSSARD, D. Models of public communication of science and technology: assessing models of public understanding. In: ELSI Outrech Materials. New York: Cornell University, 2006. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/255210380_Assessing_Models_of_Public_Understanding_In_ELSI_Outreach_Materials. Acesso em 21.set.2019.
LÜCKMAN, A. P. Contribuições do pensamento complexo para o campo epistêmico do Jornalismo. Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Jornalismo. Florianópolis, 2013.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Tradução do francês: Eliane Lisboa, Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005, 120 p.
________. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
________. Por uma reforma no pensamento. In: PENA-VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro (Org.). O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2010a.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000, 263 p.
MORIN, E.; ANDRADE, J.M.T. Iniciação ao pensamento complexo. Centro Edgar Morin – IIAC/EHESS/CNRS, Paris, 2014.
OLIVEIRA, C.P. Resenha – Introdução ao Pensamento Complexo. 2011. Disponível em < https://www.revistas.ufg.br/teri/article/download/23013/13627>. Acesso em: 29.nov.2019.
ROTHBERG, D.; RESENDE, L. P. Comunicação da ciência e da cidadania: os critérios da produção jornalística. Disponível em:
VELHO, L. Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).