FORMAÇÃO DOCENTE NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-(PME-2015-2015) DO MUNICÍPIO DE PORTEL-PA NO ESTADO DO PARÁ
Resumen
Este artigo apresenta uma reflexão em torno das políticas educacionais sobre a ótica da formação de professores no município de Portel no Arquipélago do Marajó estado do Pará, no período entre 2015 e 2017, a partir do monitoramento do PME de Portel especificamente à análise das metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Municipal de Educação (2015-2025). O artigo é de caráter qualitativo e com uso da metodologia de análise documental e bibliográfica. Para o diálogo teórico citamos Dourado (2016), Lima (2019), Silva (2019) Nóvoa (1992). de referência para análise. Teixeira (2015). A partir das análises das metas 15,16,17 e 18, observamos que não houve avanços de acordo com (PME) de Portel na política de formação de professores. Conclui-se que as turbulências políticas, econômicas e sanitárias, somado ao retrocesso em investimentos na educação brasileira por parte do governo federal, possa ter travado, prejudicando a política de formação docente em todo pais, assim causando grandes prejuízos de transformação social, exclusão e distanciando de um projeto de educação com equidade e justiça social para crianças, adolescentes e jovens Marajoaras.
Citas
_______. CME – Conselho Municipal de Educação
_______. CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar
_______. Conselho do FUNDEB
Dourado, Luiz Fernandes Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira / Luis Fernandes Dourado. — Brasília : Inep, 2016. 48 p. -- (PNE em Movimento, ISSN 2448-4288 ; 1).
DOURADO, Luiz Fernandes (org.) Plano Nacional de Educação: PNE 2014/2024: avaliação e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2017.
Lei nº 847/2015. PME. Plano Municipal de Educação de Portel. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/portel/panorama acesso em 16 de agosto de 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Lima, Bruna Mota. O investimento público em educação pública para o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 /Bruna Mota de Lima. – Brasília: IPEA, 2018.100 f. : il.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PMEP. Plano Municipal de Educação de Portel. Lei nº 847/2015.
Secretaria Municipal de Educação –. Secretaria Municipal de Educação/Diretoria Administrativa/Prestação de Contas.2017
_______. Plano Municipal de Educação Lei nº 847/2015.
BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005/2014.
PORTEL. Plano Municipal de Educação – PME, Lei nº 847/2015.
________. Secretaria Municipal de Educação – SEMED, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).