FORMAÇÃO DOCENTE NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-(PME-2015-2015) DO MUNICÍPIO DE PORTEL-PA NO ESTADO DO PARÁ
Abstract
Este artigo apresenta uma reflexão em torno das políticas educacionais sobre a ótica da formação de professores no município de Portel no Arquipélago do Marajó estado do Pará, no período entre 2015 e 2017, a partir do monitoramento do PME de Portel especificamente à análise das metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Municipal de Educação (2015-2025). O artigo é de caráter qualitativo e com uso da metodologia de análise documental e bibliográfica. Para o diálogo teórico citamos Dourado (2016), Lima (2019), Silva (2019) Nóvoa (1992). de referência para análise. Teixeira (2015). A partir das análises das metas 15,16,17 e 18, observamos que não houve avanços de acordo com (PME) de Portel na política de formação de professores. Conclui-se que as turbulências políticas, econômicas e sanitárias, somado ao retrocesso em investimentos na educação brasileira por parte do governo federal, possa ter travado, prejudicando a política de formação docente em todo pais, assim causando grandes prejuízos de transformação social, exclusão e distanciando de um projeto de educação com equidade e justiça social para crianças, adolescentes e jovens Marajoaras.
References
_______. CME – Conselho Municipal de Educação
_______. CAE – Conselho Municipal de Alimentação Escolar
_______. Conselho do FUNDEB
Dourado, Luiz Fernandes Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira / Luis Fernandes Dourado. — Brasília : Inep, 2016. 48 p. -- (PNE em Movimento, ISSN 2448-4288 ; 1).
DOURADO, Luiz Fernandes (org.) Plano Nacional de Educação: PNE 2014/2024: avaliação e perspectivas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2017.
Lei nº 847/2015. PME. Plano Municipal de Educação de Portel. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/portel/panorama acesso em 16 de agosto de 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Lima, Bruna Mota. O investimento público em educação pública para o alcance das metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 /Bruna Mota de Lima. – Brasília: IPEA, 2018.100 f. : il.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PMEP. Plano Municipal de Educação de Portel. Lei nº 847/2015.
Secretaria Municipal de Educação –. Secretaria Municipal de Educação/Diretoria Administrativa/Prestação de Contas.2017
_______. Plano Municipal de Educação Lei nº 847/2015.
BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005/2014.
PORTEL. Plano Municipal de Educação – PME, Lei nº 847/2015.
________. Secretaria Municipal de Educação – SEMED, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).