PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Resumen
O presente artigo produz reflexões sobre o currículo educacional e sua articulação as identidades e diferenças. Busca compreender a constituição do currículo e a sua construção no ambiente escolar através das práticas pedagógicas, uma vez que a educação é um processo de mudança social e por isso toda prática pedagógica circula em torno do currículo. Em termos metodológicos, as reflexões aqui apresentadas amparam-se tanto na revisão de literatura, como também, do exercício da escuta de professores através de entrevistas semiestruturadas amparadas pelo método qualitativo. Os resultados apontam para a necessidade de se desprender das características habituais que o professor tem sobre o currículo escolar e a olhá-lo por um prisma que busque sempre o reconhecimento das identidades/diferenças.
Citas
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13 n. 37 jan./abr. 2008 .
CONTINENTINO, Ana Maria Amado. A alteridade no pensamento de Jacques Derrida: escritura, meio-luto, aporia. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) Programa de Pós-Graduação em Filosofia, PUC/RIO – Rio de Janeiro.
CUNHA, E. V. R. Cultura, Contexto e a impossibilidade de uma unidade essencial para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v.15, n. 3, p.375-587, set./dez. 2015.
FARIAS, Kátia Sebastiana C. dos S. Práticas socioculturais de aritmética das escolas normal e primária na província do Rio de Janeiro. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p.109-128, set/dez 2014. Disponível no site
FRASER, Márcia Tourinho Dantas; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, 2004, 14 (28), 139 -152
HORNBURG, N. & SILVA, R. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. Vol. 3, N. 10, 2007.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002, Nº 19.
MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s):
construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. N. 23, p. 156-168, 2003.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação: Brasília, 2007.
MOREIRA, A.F. B.; SIVA, T.T. Currículo, Cultura e sociedade. Trad. Maria Aparecida Baptista. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NEVES, José Luís. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. São Paulo: Cadernos de Pesquisas em Administração, 1996. Disponível em: ˂http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/c03-art06.pdf ˃. Acesso em: 10/maio/2011.
PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza edições, 2012.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, José Giméno. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo. SACRISTÁN, José Giméno. (Org.) Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do CES, nº 135, Centro de Estudos Sociais, Coimbra: janeiro, 1999.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SKLIAR, Carlos. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros "outros". Ponto de Vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49, 2003.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Júliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VEIGA-NETO, A. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. ANAIS. XIV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008. 27 a 30 de abril, p. 335 a 58.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).