PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE IDENTIDADES E DIFERENÇAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Abstract
O presente artigo produz reflexões sobre o currículo educacional e sua articulação as identidades e diferenças. Busca compreender a constituição do currículo e a sua construção no ambiente escolar através das práticas pedagógicas, uma vez que a educação é um processo de mudança social e por isso toda prática pedagógica circula em torno do currículo. Em termos metodológicos, as reflexões aqui apresentadas amparam-se tanto na revisão de literatura, como também, do exercício da escuta de professores através de entrevistas semiestruturadas amparadas pelo método qualitativo. Os resultados apontam para a necessidade de se desprender das características habituais que o professor tem sobre o currículo escolar e a olhá-lo por um prisma que busque sempre o reconhecimento das identidades/diferenças.
References
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13 n. 37 jan./abr. 2008 .
CONTINENTINO, Ana Maria Amado. A alteridade no pensamento de Jacques Derrida: escritura, meio-luto, aporia. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) Programa de Pós-Graduação em Filosofia, PUC/RIO – Rio de Janeiro.
CUNHA, E. V. R. Cultura, Contexto e a impossibilidade de uma unidade essencial para o currículo. Currículo sem Fronteiras, v.15, n. 3, p.375-587, set./dez. 2015.
FARIAS, Kátia Sebastiana C. dos S. Práticas socioculturais de aritmética das escolas normal e primária na província do Rio de Janeiro. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. 3, p.109-128, set/dez 2014. Disponível no site
FRASER, Márcia Tourinho Dantas; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia, 2004, 14 (28), 139 -152
HORNBURG, N. & SILVA, R. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. Vol. 3, N. 10, 2007.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Trad. João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002, Nº 19.
MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s):
construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. N. 23, p. 156-168, 2003.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação: Brasília, 2007.
MOREIRA, A.F. B.; SIVA, T.T. Currículo, Cultura e sociedade. Trad. Maria Aparecida Baptista. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu da. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NEVES, José Luís. Pesquisa Qualitativa: características, usos e possibilidades. São Paulo: Cadernos de Pesquisas em Administração, 1996. Disponível em: ˂http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/c03-art06.pdf ˃. Acesso em: 10/maio/2011.
PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de Pesquisas Pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza edições, 2012.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SACRISTÁN, José Giméno. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo. SACRISTÁN, José Giméno. (Org.) Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Oficina do CES, nº 135, Centro de Estudos Sociais, Coimbra: janeiro, 1999.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SKLIAR, Carlos. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros "outros". Ponto de Vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49, 2003.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Júliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VEIGA-NETO, A. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. ANAIS. XIV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008. 27 a 30 de abril, p. 335 a 58.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).