A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, OPÇÕES POLÍTICAS E METODOLÓGICAS

Resumen

Tomando a educação profissional como objeto de disputa hegemônica, o texto visa subsidiar uma pesquisa integrada entre pesquisadores brasileiros e franceses acerca da educação profissional no campo. Por meio de revisão bibliográfica, faz uma síntese sobre os contornos da educação profissional brasileira e identifica as principais marcas dessa modalidade educacional no Brasil: ser destinada aos pobres, possuir caráter instrumental e uso articulado a políticas assistencialistas. Descreve, também, as etapas previstas na legislação educacional, os tipos de cursos previstos e os dissensos entre os projetos de Educação Profissional do Campo e Educação Profissional Rural. Finaliza pontuando algumas peculiaridades do trabalho na Amazônia.

Biografía del autor/a

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, UFPA

Doutor em Educação pela UFMG. Professor titular da UFPA.

Citas

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Amazônia, Trabalho Escravo, conflitos de terra e reforma agrária. Boletim Germinal. Nº 10. Abril/2010. In: http://www.uel.br/revistas/germinal/n10-042010.htm. Acessado em 13/04/2020.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Dialogue, Problematization, Political Commitment and Community Participation as the Main Elements of Integrated Pedagogical Actions of Rural Family Houses. The European Conference on Education 2015: Official Conference Proceedings, v. 1, p. 219-230, 2015.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; COSTA, Ana Maria Raiol. Lições da Experimentação do Ensino Médio Integrado como Projeto de Emancipação. Trabalho & Educação (UFMG), v. 26, p. 115-130, 2017.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac. Rio de Janeiro, v. 36, n.2, maio/ago. 2010.

Brasil. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html.

Brasil. MEC. Conheça os cursos oferecidos pela educação profissional e tecnológica no âmbito da formação inicial e continuada ou qualificação profissional. http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/formacao-inicial-e-continuada-ou-qualificacao-profissional. Acessado em 14/04/2020.

BULHOES, Maria da Graça Pinto. Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - Planfor: acertos, limites e desafios vistos do extremo sul. São Paulo Perspec. [online]. 2004, vol.18, n.4 [cited 2020-04-06], pp.39-49. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392004000400006&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-8839. https://doi.org/10.1590/S0102-88392004000400006.

CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000a.

CUNHA, Luiz Antonio. O Ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Unesp, 2000b.

FLECK, Mirela. Programa Intensivo de Preparação de Mão-de-Obra (PIPMO): na ordem do assalariamento. Departamento de Estudos Básicos, Faculdade de Educação, UFRGS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Ensino Médio e Técnico profissional: disputa de concepções e precariedade. São Paulo, Jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 6, nº 68, março de 2013, p.28-29.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Fazendo Pelas Mãos a Cabeça do Trabalhador: o trabalho como elemento pedagógico na formação profissional. In: Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. São Paulo, nº 47, p.38-45, novembro de 1983.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: Desafios de conteúdo, método e forma. In: MONARIM. Antonio. Educação do campo. Reflexões e perspectivas. 1ª. ed. Florianópolis: Insular, 2010, p. 19-46.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projetos societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. Texto. (2012).

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Apresentação. In: Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

G1. Sistema S reúne 3.431 unidades no país e emprega 158 mil, aponta IBGE. In: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/05/sistema-s-reune-3431-unidades-no-pais-e-emprega-158-mil-aponta-ibge.ghtml. Acessado em 13/04/2020.

GOMES, Socorro e ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Amazônia, Trabalho Escravo, Conflitos de Terra e Reforma Agrária. In: Revista Princípios. Edição 90, jun/jul, 2007. http://revistaprincipios.com.br/artigos/90/cat/805/amaz&ocircnia-trabalho-escravo-conflitos-de-terra-e-reforma-agr&aacuteria-.html. Acessado em 28/10/2019.

LAURENTINO, Thiago da Silva and ALLOUFA, Jomária da Mata de Lima. Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): um estudo de caso no município de Picuí-PB. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.105 [cited 2020-04-06], pp.796-816. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000400796&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701468.

MACEDO, Pedro Clei Sanches; BICALHO, Ramofly. Educação Profissional Rural Versus Educação Profissional do Campo: uma análise gramsciana da atuação do SENAR e dos movimentos sociais camponeses. Revista Trabalho Necessário, [S.l.], v. 17, n. 34, p. 192-214, sep. 2019. ISSN 1808-799X. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/38132>. Acesso em: 15 apr. 2020. doi:https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38132.

MANFREDI, Silvia. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

RAMOS. Marise. Educação Básica e Educação Profissional: Projetos em Disputa. Texto base para exposição na sessão especial na reunião anual da Anped realizada em Poços de Caldas, texto. 2003.

SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, Eliane Marta T. (org). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. pp205- 224.

SAVIANI, D. Filosofia da Educação: crise da modernidade e o futuro da filosofia da práxis. In: FREITAS, Marcos César de (org.). A Reinvenção do Futuro: Trabalho, educação, política na globalização do capitalismo. São Paulo, Cortez, 1999. pp. 167 – 185.

SUDAM/PNUD. Formação Profissional na Amazônia Legal. Belém: Sudam, 1996, 2v.

Publicado
2020-08-03