A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, OPÇÕES POLÍTICAS E METODOLÓGICAS

Palavras-chave: Educação Profissional. Educação do Campo. Amazônia.

Resumo

Tomando a educação profissional como objeto de disputa hegemônica, o texto visa subsidiar uma pesquisa integrada entre pesquisadores brasileiros e franceses acerca da educação profissional no campo. Por meio de revisão bibliográfica, faz uma síntese sobre os contornos da educação profissional brasileira e identifica as principais marcas dessa modalidade educacional no Brasil: ser destinada aos pobres, possuir caráter instrumental e uso articulado a políticas assistencialistas. Descreve, também, as etapas previstas na legislação educacional, os tipos de cursos previstos e os dissensos entre os projetos de Educação Profissional do Campo e Educação Profissional Rural. Finaliza pontuando algumas peculiaridades do trabalho na Amazônia.

Biografia do Autor

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, UFPA

Doutor em Educação pela UFMG. Professor titular da UFPA.

Referências

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Amazônia, Trabalho Escravo, conflitos de terra e reforma agrária. Boletim Germinal. Nº 10. Abril/2010. In: http://www.uel.br/revistas/germinal/n10-042010.htm. Acessado em 13/04/2020.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Dialogue, Problematization, Political Commitment and Community Participation as the Main Elements of Integrated Pedagogical Actions of Rural Family Houses. The European Conference on Education 2015: Official Conference Proceedings, v. 1, p. 219-230, 2015.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; COSTA, Ana Maria Raiol. Lições da Experimentação do Ensino Médio Integrado como Projeto de Emancipação. Trabalho & Educação (UFMG), v. 26, p. 115-130, 2017.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novo frente ao efetivamente novo. Boletim Técnico do Senac. Rio de Janeiro, v. 36, n.2, maio/ago. 2010.

Brasil. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html.

Brasil. MEC. Conheça os cursos oferecidos pela educação profissional e tecnológica no âmbito da formação inicial e continuada ou qualificação profissional. http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/formacao-inicial-e-continuada-ou-qualificacao-profissional. Acessado em 14/04/2020.

BULHOES, Maria da Graça Pinto. Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - Planfor: acertos, limites e desafios vistos do extremo sul. São Paulo Perspec. [online]. 2004, vol.18, n.4 [cited 2020-04-06], pp.39-49. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392004000400006&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0102-8839. https://doi.org/10.1590/S0102-88392004000400006.

CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000a.

CUNHA, Luiz Antonio. O Ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Unesp, 2000b.

FLECK, Mirela. Programa Intensivo de Preparação de Mão-de-Obra (PIPMO): na ordem do assalariamento. Departamento de Estudos Básicos, Faculdade de Educação, UFRGS. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Ensino Médio e Técnico profissional: disputa de concepções e precariedade. São Paulo, Jornal Le Monde Diplomatique Brasil. Ano 6, nº 68, março de 2013, p.28-29.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Fazendo Pelas Mãos a Cabeça do Trabalhador: o trabalho como elemento pedagógico na formação profissional. In: Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. São Paulo, nº 47, p.38-45, novembro de 1983.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: Desafios de conteúdo, método e forma. In: MONARIM. Antonio. Educação do campo. Reflexões e perspectivas. 1ª. ed. Florianópolis: Insular, 2010, p. 19-46.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projetos societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. Texto. (2012).

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Apresentação. In: Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

G1. Sistema S reúne 3.431 unidades no país e emprega 158 mil, aponta IBGE. In: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/05/sistema-s-reune-3431-unidades-no-pais-e-emprega-158-mil-aponta-ibge.ghtml. Acessado em 13/04/2020.

GOMES, Socorro e ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Amazônia, Trabalho Escravo, Conflitos de Terra e Reforma Agrária. In: Revista Princípios. Edição 90, jun/jul, 2007. http://revistaprincipios.com.br/artigos/90/cat/805/amaz&ocircnia-trabalho-escravo-conflitos-de-terra-e-reforma-agr&aacuteria-.html. Acessado em 28/10/2019.

LAURENTINO, Thiago da Silva and ALLOUFA, Jomária da Mata de Lima. Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): um estudo de caso no município de Picuí-PB. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol.27, n.105 [cited 2020-04-06], pp.796-816. Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362019000400796&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701468.

MACEDO, Pedro Clei Sanches; BICALHO, Ramofly. Educação Profissional Rural Versus Educação Profissional do Campo: uma análise gramsciana da atuação do SENAR e dos movimentos sociais camponeses. Revista Trabalho Necessário, [S.l.], v. 17, n. 34, p. 192-214, sep. 2019. ISSN 1808-799X. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/38132>. Acesso em: 15 apr. 2020. doi:https://doi.org/10.22409/tn.17i34.p38132.

MANFREDI, Silvia. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

RAMOS. Marise. Educação Básica e Educação Profissional: Projetos em Disputa. Texto base para exposição na sessão especial na reunião anual da Anped realizada em Poços de Caldas, texto. 2003.

SANTOS, Jailson Alves dos. A trajetória da educação profissional. In: LOPES, Eliane Marta T. (org). 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. 2000. pp205- 224.

SAVIANI, D. Filosofia da Educação: crise da modernidade e o futuro da filosofia da práxis. In: FREITAS, Marcos César de (org.). A Reinvenção do Futuro: Trabalho, educação, política na globalização do capitalismo. São Paulo, Cortez, 1999. pp. 167 – 185.

SUDAM/PNUD. Formação Profissional na Amazônia Legal. Belém: Sudam, 1996, 2v.

Publicado
2020-08-03