POR UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

Discute uma perspectiva para a mediação pedagógica da Educação Física com a Educação Infantil, considerando as especificidades das crianças e das instituições dedicadas à sua educação. As reflexões estão ancoradas em experiências pedagógicas acumuladas pela rede pública de Educação Infantil de Vitória/ES, em pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFES e nos cursos de formação continuada com os professores de Educação Física que atuam na referida rede. Buscando romper com a lógica disciplinar, evidencia-se a necessidade de inserção da Educação Física na Educação Infantil de maneira articulada com outras áreas do conhecimento, linguagens e sujeitos presentes nesse contexto, considerando as agências das crianças e a sua coparticipação nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas instituições infantis.

Biografía del autor/a

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1994); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007); e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da UEM/UEL (2019). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas e representações com e sobre as infâncias em contextos escolares e não-escolares; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física, lazer e cultura popular.

Alexandre Freitas Marchiori, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo.

Érica Bolzan, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Naif/Ufes - Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres e do Projeto Cia de Dança Andora/Ufes. Atua como professora de Educação Física na Prefeitura Municipal da Serrra-ES.

Marcos Vinicius Klippel, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado Pleno em Educação Física pela UFES (2005). Especialista em Educação Física Escolar pela ESFA (2009). Mestre em Educação Física pela UFES (2013). Professor de Educação Física da Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Vitória-ES. Técnico de Voleibol.

Maria Celeste Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Maria Celeste Rocha é formada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES. Atua como Professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É integrante do Grupo de estudos LESEF/UFES.

Victor Reis Mazzei, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Comunicação Social, em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) especialização em Estudos e Imagem e Mídia, pela Cândido Mendes (2003-2004). Mestre no Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas na Universidade Federal do Espírito Santo (2009-2011). Professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. Atua como publicitário desde 1995, sendo que foi sócio da agência Propaganda ao Quadrado de 1998 a 2007.

Citas

ANDRADE FILHO, N. F. de. Experiências de movimento corporal de crianças no cotidiano da educação infantil. 2011. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

ASSIS, L. C. de. Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

AYOUB, E. Reflexões sobre Educação Física na Educação Infantil. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, supl. 4, p.53-60, 2001. Disponibilidade em: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139594/134898. Acesso em: 28 mar. 2020.

BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BARBOSA, R. F. M. Hibridismo brincante: um estudo sobre as brincadeiras lúdico agressivas na educação infantil. 2018. 325 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

BARBOSA, R. F. M.; MARTINS, R. L. D. R.; DA SILVA MELLO, A. Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil. Movimento, (Porto Alegre. Online), v. 23, p. 159-170, 2017. Disponibilidade em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115350608012.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.

BORBA, Â. M.; LOPES, J. J. M. Alan Prout: novas formas de compreender a infância. In: Revista Educação (Edição Especial Educação) – Cultura e Sociologia da Infância! A Criança em Foco, Editora Seguimento, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, p.80-101. 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2017. Disponibilidade em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 mai. 2017.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB. 3 vol. 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BUSS-SIMÃO, M.; FIAMONCINI, L. Educação física na educação infantil: refletindo sobre a possibilidade de trabalho com projetos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 297-314, jan./mar. 2013.

CERTEAU, M. Teoria e método no estudo das práticas cotidianas. In: Cotidiano, cultura popular e planejamento urbano (Anais do Encontro). Org. SZMRECSANYI, Maria I. São Paulo: 1985 – FAV/USP – p. 3-19.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2012.

CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005.

CORSARO, W. Reprodução interpretativa e cultura de pares. In: MULLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (Org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, p. 31-50. 2009.

CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DADOUN, R. A violência. Ensaio acerca do homo violens. Trad. P. Ferreira, C. Carvalho. Rio de Janeiro: Difel, 1998.

DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Documentação Pedagógica uma prática para a reflexão e para democracia. In: DAHLBERG, G.; MOSS, P.; PENCE, A. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DI FELICE, M. As redes e as dimensões tecnocolaborativas do social. In: CARRASCOZA, J. A.; ROCHA, R. M. (Org.). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró Editorial, 2011, p. 100-127.

FANTIN, M. Um olhar sobre os consumos culturais e os usos das mídias na prática docente. In: Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED SUL, 2010, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010.

FARIAS, U. S. et al. Análise da produção do conhecimento sobre a educação física na educação infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, jan./dez., 2019.

FERREIRA, M. C. R. Os fazeres na educação infantil. São Paulo: Cortez, 2000.

FINCO, D.; OLIVEIRA, F. de. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, A. L. G. de; FINCO, D. (Org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011.

FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. 2. Ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2005.

IBIAPINA, I. M. L. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora. 2008.

KLIPPEL, M. V. O jogo na educação física da educação infantil: usos e apropriações em um CMEI de Vitória/ES. 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

LOPES, J. J. M.; FERNANDES, M. L. B. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação, v. 41, n. 2, p. 202-211, maio-ago. 2018.

MARTINS, R. L. D. R. O lugar da Educação Física na Educação Infantil. 2018. 211 f. Tese (Doutorado). Centro de Educação Física e Desportos. Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2018.

MARTINS, R. L. D. R. O Pibid e a formação docente em educação física para a educação infantil. 2015. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.

MARTINS, R. L. D. R.; TOSTES, L. F.; MELLO, A. S. Educação Infantil e Formação Docente: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de Educação Física. Movimento, v. 24, n. 3, p. 705-720, jul./set. 2018.

MARTINS, R. L. R.; SCOTTA, B. A.; MELLO, A. S. Pibid, educação infantil e educação física: práticas pedagógicas centradas nas crianças. Nuances, v. 27, p. 46-66, 2016.

MARTINS, R. L. R.; VENTORIM, S.; LOCATELLI, A. B.; FERREIRA NETO, A.; MELLO, A. S. Experiências formativas da educação física com a educação infantil desenvolvidas no Pibid. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, p. 85-99, 2016.

MELLO, A. S.; RODRIGUES, K. S.; SANTOS, W.; COSTA, F. R.; VOTRE, S. J. Representações sociais sobre a educação física na educação infantil. Revista da Educação Física (UEM. Online), v. 23, p. 01, 2012. Disponibilidade em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/12684/10465. Acesso em: 28 mar. 2020.

MELLO, A. S.; SANTOS, W.; KLIPPEL, M. V.; ROSA, A. D. P.; VOTRE, S. J. Educação Física na educação infantil: produção de saberes no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online), v. 36, p. 467- 484, 2014. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v36n2/0101-3289-rbce-36-02-00467.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.

MELLO, A. S.; SANTOS, W.; RODRIGUES, L. A.; SANTOS, R. S. O protagonismo de pessoas com deficiência intelectual no processo de ensino-aprendizagem da capoeira. Pensar a Prática (Online), v. 17, p. 214-227, 2014.

MELLO, A. S.; ZANDOMINEGUE, B. A. C.; BARBOSA, R. F. M.; Martins, R. L. D. M.; SANTOS, W. A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular: pressupostos e interfaces com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 130-149, set. 2016.

MELLO, A.; SANTOS, W. Educação física na educação infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba: CRV, 2012.

MONTANDON, C. Sociologia da infância: balanço dos trabalhos em língua inglesa. Cad. Pesqui. [online], n.112, pp.33-60, 2001. Disponibilidade em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n112/16100.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.

OLIVEIRA, F.; ABRAMOWICZ, A. Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 209-226, ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000200010. Acesso em: 28/03/2020.

PIRES, P. A. Sobre algumas questões epistemológicas de uma metodologia geral para as ciências sociais. In: NASSER, A. C. A. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2008.

PROUT, A. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 729-750, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf. Acesso em: 28/03/2020.

QUINTEIRO, J. Sobre a emergência de uma sociologia da infância: contribuições para o debate. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. esp., p. 137-162, jul./dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10282. Acesso em: 28/03/2020.

QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai./ago., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v36n2/a14v36n2.pdf. Acesso em: 28/03/2020.

REDIN, M, M. Crianças e suas culturas singulares. In MÜLLER, F.; CARAVALHO, A. M. A. Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.

ROCHA, M. C. Forma escolar, educação física e educação infantil: (im)pertinência, 2011. 132 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, 2011.

ROCHA, M. C. Por uma educação física da educação infantil: um relato de experiência acerca da construção de um trabalho integrado no CMEI. Cadernos de Formação RBCE. Vol. 6, n. 1, 2015. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2083. Acesso em: 28/03/2020.

SARMENTO, M. J. A Sociologia da Infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, R. T.; GARANHANI, M. C. (Orgs.) Sociologia da Infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, p. 13-46. 2013.

SAYÃO, D. T. Educação Física na Educação Infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Florianópolis, v. 11, n. 13, p. 221-238, 1999. https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408. Acesso em: 28/03/2020.

SIROTA, R. Emergência de uma nova sociologia da infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 7-31, mar. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-15742001000100001&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 28/03/2020.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, N. F.; SARMENTO, M. J.; TOMÁS, N. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13: 49-64, 2005. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1678/1593. Acesso em: 28/03/2020.

TOMÁS, C. Para além de uma visão dominante sobre as crianças pequenas: gramáticas críticas na educação de infância. Revista Humanidades e Inovação, v. 4, n. 1, 2017. Disponibilidade em: http://orcid.org/0000-0002-9220-964X. Acesso em: 28 mar. 2020.

VIANNA, C.; FINCO, D. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cad. Pagu, Campinas, n. 33, p. 265-283, Dec. 2009.

VITÓRIA, Secretaria Municipal de Educação de. Educação Infantil: um outro olhar. Gerência de Educação Infantil, Vitória – ES: Multiplicidade, 2006.

ZANDOMÍNEGUE, B. A. C. As produções culturais das crianças como eixo de articulação curricular da educação física com a educação infantil. 342 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória/ES, 2018.

Publicado
2020-06-23