POR UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Educação Infantil. Educação Física. Perspectiva Pedagógica.

Resumo

Discute uma perspectiva para a mediação pedagógica da Educação Física com a Educação Infantil, considerando as especificidades das crianças e das instituições dedicadas à sua educação. As reflexões estão ancoradas em experiências pedagógicas acumuladas pela rede pública de Educação Infantil de Vitória/ES, em pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFES e nos cursos de formação continuada com os professores de Educação Física que atuam na referida rede. Buscando romper com a lógica disciplinar, evidencia-se a necessidade de inserção da Educação Física na Educação Infantil de maneira articulada com outras áreas do conhecimento, linguagens e sujeitos presentes nesse contexto, considerando as agências das crianças e a sua coparticipação nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas instituições infantis.

Biografia do Autor

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993); Especialização em Educação Física Escolar pela UFES (1994); Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999); Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007); e Pós-Doutorado pelo Programa Associado em Educação Física da UEM/UEL (2019). Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, nos cursos de licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado. Líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF), onde desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: práticas pedagógicas e representações com e sobre as infâncias em contextos escolares e não-escolares; Representações sobre atividades físicas e esportivas; Educação Física, lazer e cultura popular.

Alexandre Freitas Marchiori, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo.

Érica Bolzan, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Naif/Ufes - Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres e do Projeto Cia de Dança Andora/Ufes. Atua como professora de Educação Física na Prefeitura Municipal da Serrra-ES.

Marcos Vinicius Klippel, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado Pleno em Educação Física pela UFES (2005). Especialista em Educação Física Escolar pela ESFA (2009). Mestre em Educação Física pela UFES (2013). Professor de Educação Física da Educação Infantil do Sistema Municipal de Educação de Vitória-ES. Técnico de Voleibol.

Maria Celeste Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Maria Celeste Rocha é formada em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui Mestrado em Educação Física (PPGEF - UFES). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES. Atua como Professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É integrante do Grupo de estudos LESEF/UFES.

Victor Reis Mazzei, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Comunicação Social, em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) especialização em Estudos e Imagem e Mídia, pela Cândido Mendes (2003-2004). Mestre no Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas na Universidade Federal do Espírito Santo (2009-2011). Professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. Atua como publicitário desde 1995, sendo que foi sócio da agência Propaganda ao Quadrado de 1998 a 2007.

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Publicado
2020-06-23