AS MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DO OCIDENTE: A CONJUNTURALIDADE DESSAS NOÇÕES E SUAS ADAPTAÇÕES PARA O SÉCULO XXI

Palavras-chave: História da ciência. Filosofia da ciência. Educação integral. História da educação.

Resumo

As concepções que temos de ciência e educação são historicamente construídas de acordo com especificidades conjunturais, passando ora por visões simplistas, ora por visões mais complexas. Passamos por mudanças de paradigmas científicos, onde atualmente Boaventura de Souza Santos fala do declínio do paradigma dominante de bases positivista e cartesiana, para o surgimento de um paradigma emergente baseado nas novas teorias da física, na superação da dicotomia entre ciências humanas e ciências naturais, e na busca da interdisciplinaridade. A educação também precisa passar por reconstruções conceituais e práticas, onde a escola deve superar a pedagogia baseada na fragmentação dos conteúdos e dos sujeitos, e na desvinculação com a realidade. A ciência cada vez mais caminha para novas estruturas, e consequentemente a educação deve reestruturar-se visando acompanhar esse novo ser humano com sua nova forma de construir conhecimento científico.

Biografia do Autor

Thiago Dutra de Camargo, UFRGS

Mestre em Educação em Ciências e Especialista em Educação Integral na Escola Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professor substituto no curso de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM.

Tatiana Souza de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, Porto Alegre - RS. 

Diogo Onofre Gomes de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor do PPG Educação em Ciências: química da vida e saúde da UFRGS. Porto Alegre - RS. 

Referências

ADÚRIZ-BRAVO, A.; IZQUIERDO, M. e ESTANY, A. Una propuesta para estructurar la enseñanza de la filosofía de la ciencia para el professorado de ciencias em formación. Enseñanza de las ciencias, v. 20, n. 3, p. 465-476, 2002.

ANDERY, M. A. P. A. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: EDUC, 1996.

ARANHA, M. L. de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1998.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CAPRA, F. O ponto de mutação. 20. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.

CARMO J. W. do. Dimensões filosóficas da educação física. Rio de Janeiro: Koogan, 2005.

De BONI, L. A. (Org.). A ciência e a organização dos saberes na Idade Média. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

FERREIRA, L. S. Educação & História. Ijuí: Editora Ijuí, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

GIL PÉREZ, O. Contribuición de la historia y de filosofia de las ciencias al desarrollo de um modelo de enseñanza-aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciências, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Loyola, 1990.

LUCKESI, C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

MATUI, J. Construtivismo. São Paulo: Editora Moderna, 1998.

MOLL, J. (et al.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

MOREIRA, W. W. Século XXI: a era do corpo ativo. São Paulo: Papirus, 2006.

MORIN, E. As duas globalizações: complexidade e comunicação, uma pedagogia do presente. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2002a.

________. Os setes saberes necessário à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Corteza, 2002b.

OSTERMANN, F. A epistemologia de Kuhn. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p.184-196, dez. 1996.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução Ivette Braga. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

_________. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

ROGERS, C. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.

ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil: (1980/1973). 40. Ed.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SOARES FERREIRA, L. Educação, paradigmas e tendências: por uma prática educativa alicerçada na reflexão. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 3, número especial, p. 1-9. 2003.

TITTON, M. B. P.; PACHECO, S. M. Educação integral e integrada: reflexões e apontamentos. In: LIBLIK, A. M. P.; PINHEIRO, M. Educação integral e integrada: no contexto da educação à distância. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009.

Publicado
2020-04-24