AS MUDANÇAS NAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA HISTÓRIA DO OCIDENTE: A CONJUNTURALIDADE DESSAS NOÇÕES E SUAS ADAPTAÇÕES PARA O SÉCULO XXI
Abstract
As concepções que temos de ciência e educação são historicamente construídas de acordo com especificidades conjunturais, passando ora por visões simplistas, ora por visões mais complexas. Passamos por mudanças de paradigmas científicos, onde atualmente Boaventura de Souza Santos fala do declínio do paradigma dominante de bases positivista e cartesiana, para o surgimento de um paradigma emergente baseado nas novas teorias da física, na superação da dicotomia entre ciências humanas e ciências naturais, e na busca da interdisciplinaridade. A educação também precisa passar por reconstruções conceituais e práticas, onde a escola deve superar a pedagogia baseada na fragmentação dos conteúdos e dos sujeitos, e na desvinculação com a realidade. A ciência cada vez mais caminha para novas estruturas, e consequentemente a educação deve reestruturar-se visando acompanhar esse novo ser humano com sua nova forma de construir conhecimento científico.
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