A ESTRUTURA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SEUS REFLEXOS NA ATUAÇÃO DO EDUCADOR
Resumen
O artigo apresenta um estudo sobre a estruturação do ensino superior no Brasil, e como o professor interfere diretamente no aprendizado do acadêmico, ressaltando-se assim a necessária atualização e preparação para lidar com os diversos problemas que podem ser passados na relação professor-acadêmico. Busca-se, com a realização deste trabalho, responder o seguinte problema: a educação acadêmica de nível superior está estruturada de modo eficiente a promover uma formação de modo satisfativo e eficaz por meio de seus educadores? O método de abordagem foi o dedutivo; abordagem qualitativa; quanto aos objetivos a pesquisa será descritiva, registrando os fatos observados sem interferir neles; quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa será bibliográfica, em que se procurou explorar fontes secundárias, com o fim de levantar contradições no tema abordado. Ao final, observou-se que existe uma constante reflexão acerca da sistematização do ensino superior, onde a oferta de graduação precisa estar de acordo com as necessidades apresentadas pela população.
Citas
ALVES, A. C. A formação do professor do ensino superior. 2008. Disponível em: http://docplayer.com.br/12934719-A-formacao-do-professor-do-ensino-superior-resumo.html >. Acesso em 02 fev. 2020.
ANDRADE, C. Y. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. 2012. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/acesso-ao-ensino-superior-no-brasil-equidade-e-desigualdade-social>. Acesso em 02 fev. 2015.
CARDIM, P. A. G. O cenário do ensino superior no Brasil: avanços e desafios. 2010. Disponível em: <http://www.belasartes.br/diretodareitoria/artigos/o-cenario-do-ensino-superior-no-brasil-avancos-e-desafios>. Acesso em 20 jan. 2020.
CASTILHO, S. A. G. A formação do perfil do professor do século XXI – Lins, 2009. 40 p. Monografia apresentada ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO, Lins, SP para Pós-Graduação “Lato Sensu” em Metodologia do Ensino Superior, 2009.
FRANCO, A. P. Ensino superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. Jornal de políticas educacionais, n. 4, jul-dez, 2008. pp. 53-63. Disponível em: < http://www.jpe.ufpr.br/n4_6.pdf >. Acesso em: 24 jan. 2020.
LIBÂNEO, J. C. O sistema de organização e gestão da escola In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
______ Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
MATTOS, S. M. N. MATTOS, J. R. L. Em busca de um novo educador para uma nova educação. 2009. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/educador.pdf>. Acesso em 21 dez. 2019.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., São Paulo, v. 17, supl. 3, p. 04-06, 2002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000900001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 02 fev. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502002000900001.
NÓVOA, A. Profissão professor. Portugal: Porto, 2. ed., 1995.
BRASIL. Portal Brasil. Saiba como funciona sistema de ensino superior no Brasil. 2014. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/educacao/2009/11/ensino-superior>. Acesso em 09 jan. 2020.
SAMPAIO, H. Evolução do ensino superior brasileiro, 1808-1990. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo: NUPES, 2008.
SEVERINO, A. J. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios Educar, Curitiba, n. 31, p. 73–89, 2008. Editora UFPR. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a06>. Acesso em 09 jan. 2020.
SOUZA, A. S. N.; PEREIRA, J. L.; TEIXEIRA, M. R. M. A postura do professor no ensino superior: Atitudes que fomentam a formação do conhecimento. 2012. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3527869>. Acesso em: 10 jan. 2020.
STALLIVIERI, L. O sistema de ensino superior do Brasil: características, tendências e perspectivas. Universidade de Caxias do Sul, UCS: Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais. 2006.
TAMBURUS, O. F. O perfil do professor no século XXI. 2015. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_perfil_do_professor/?pagina=4. Acesso em 02 fev. 2020.
TEIXEIRA, Anísio. A escola brasileira e a estabilidade social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.28, n.67, jul./set. 1957. p.3-29.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).