A ESTRUTURA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SEUS REFLEXOS NA ATUAÇÃO DO EDUCADOR
Abstract
O artigo apresenta um estudo sobre a estruturação do ensino superior no Brasil, e como o professor interfere diretamente no aprendizado do acadêmico, ressaltando-se assim a necessária atualização e preparação para lidar com os diversos problemas que podem ser passados na relação professor-acadêmico. Busca-se, com a realização deste trabalho, responder o seguinte problema: a educação acadêmica de nível superior está estruturada de modo eficiente a promover uma formação de modo satisfativo e eficaz por meio de seus educadores? O método de abordagem foi o dedutivo; abordagem qualitativa; quanto aos objetivos a pesquisa será descritiva, registrando os fatos observados sem interferir neles; quanto aos procedimentos técnicos a pesquisa será bibliográfica, em que se procurou explorar fontes secundárias, com o fim de levantar contradições no tema abordado. Ao final, observou-se que existe uma constante reflexão acerca da sistematização do ensino superior, onde a oferta de graduação precisa estar de acordo com as necessidades apresentadas pela população.
References
ALVES, A. C. A formação do professor do ensino superior. 2008. Disponível em: http://docplayer.com.br/12934719-A-formacao-do-professor-do-ensino-superior-resumo.html >. Acesso em 02 fev. 2020.
ANDRADE, C. Y. Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social. 2012. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/acesso-ao-ensino-superior-no-brasil-equidade-e-desigualdade-social>. Acesso em 02 fev. 2015.
CARDIM, P. A. G. O cenário do ensino superior no Brasil: avanços e desafios. 2010. Disponível em: <http://www.belasartes.br/diretodareitoria/artigos/o-cenario-do-ensino-superior-no-brasil-avancos-e-desafios>. Acesso em 20 jan. 2020.
CASTILHO, S. A. G. A formação do perfil do professor do século XXI – Lins, 2009. 40 p. Monografia apresentada ao Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UNISALESIANO, Lins, SP para Pós-Graduação “Lato Sensu” em Metodologia do Ensino Superior, 2009.
FRANCO, A. P. Ensino superior no Brasil: cenário, avanços e contradições. Jornal de políticas educacionais, n. 4, jul-dez, 2008. pp. 53-63. Disponível em: < http://www.jpe.ufpr.br/n4_6.pdf >. Acesso em: 24 jan. 2020.
LIBÂNEO, J. C. O sistema de organização e gestão da escola In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
______ Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
MATTOS, S. M. N. MATTOS, J. R. L. Em busca de um novo educador para uma nova educação. 2009. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/educador.pdf>. Acesso em 21 dez. 2019.
MARTINS, Antonio Carlos Pereira. Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cir. Bras., São Paulo, v. 17, supl. 3, p. 04-06, 2002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502002000900001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 02 fev. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502002000900001.
NÓVOA, A. Profissão professor. Portugal: Porto, 2. ed., 1995.
BRASIL. Portal Brasil. Saiba como funciona sistema de ensino superior no Brasil. 2014. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/educacao/2009/11/ensino-superior>. Acesso em 09 jan. 2020.
SAMPAIO, H. Evolução do ensino superior brasileiro, 1808-1990. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo: NUPES, 2008.
SEVERINO, A. J. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios Educar, Curitiba, n. 31, p. 73–89, 2008. Editora UFPR. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a06>. Acesso em 09 jan. 2020.
SOUZA, A. S. N.; PEREIRA, J. L.; TEIXEIRA, M. R. M. A postura do professor no ensino superior: Atitudes que fomentam a formação do conhecimento. 2012. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3527869>. Acesso em: 10 jan. 2020.
STALLIVIERI, L. O sistema de ensino superior do Brasil: características, tendências e perspectivas. Universidade de Caxias do Sul, UCS: Assessoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais. 2006.
TAMBURUS, O. F. O perfil do professor no século XXI. 2015. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_perfil_do_professor/?pagina=4. Acesso em 02 fev. 2020.
TEIXEIRA, Anísio. A escola brasileira e a estabilidade social. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.28, n.67, jul./set. 1957. p.3-29.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).