O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ATUALIZAÇÕES DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA E O TRATO COM O CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Resumen

Este estudo apresenta uma proposta para o trato com o conhecimento da dança considerando as atualizações da abordagem crítico-superadora. Foi realizado no ensino fundamental II da escola Sesc Dom Úlrico, na cidade de João Pessoa/PB. Objetivou desenvolver o ensino da dança nas aulas de Educação Física com o intuito de ampliar as referências de pensamento do estudante em relação à cultura corporal. A pesquisa foi referenciada no materialismo-histórico-dialético e utilizou-se da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar. Concluiu-se que é possível propor o trato com o conhecimento por meio da seleção, organização e sistematização do conhecimento e que o ensino sob a referência crítico-superadora possibilita o desenvolvimento do pensamento teórico e a compreensão da essência dos fenômenos da cultural corporal.

Biografía del autor/a

Tuana Porto Cordeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Licenciada, Universidade Federal da Paraíba.

Melina Silva Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutora, Universidade Federal da Paraíba.

Citas

ALMEIDA, E. M.; MARTINELI, T. A. P.; VASCONCELOS, C. M. A formação de conceitos na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na educação física. Goiânia: Pensar a prática, 2019.

ANJOS, R. E.; DUARTE, N. Comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

ASBAHR, F. da S. F. Educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

BRASILEIRO, L. T. O conteúdo “dança” em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Pensar a prática, Goiânia, v. 6, p. 45-58, Jul./Jun. 2002-2003.

CHEPTULIN, A. A Dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 1982.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CLIMACO, J. C.; SANTOS JUNIOR, C. de L.; TAFFAREL, C. N. Z. O trato com o conhecimento da dança na escola: trabalho pedagógico na formação de professor na Bahia. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, p. 727-742, jul./dez. 2017.

GAMA, C. N. Princípios Curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MARQUES, I. A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2012.

MELO, F. D. A. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

____. Escola e democracia. 38. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

TEIXEIRA, D. R. A necessidade histórica da cultura corporal: possibilidades emancipatórias em áreas de reforma agrária – MST/Bahia. Tese (mestrado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Publicado
2020-06-23