O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ATUALIZAÇÕES DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA E O TRATO COM O CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Abstract
Este estudo apresenta uma proposta para o trato com o conhecimento da dança considerando as atualizações da abordagem crítico-superadora. Foi realizado no ensino fundamental II da escola Sesc Dom Úlrico, na cidade de João Pessoa/PB. Objetivou desenvolver o ensino da dança nas aulas de Educação Física com o intuito de ampliar as referências de pensamento do estudante em relação à cultura corporal. A pesquisa foi referenciada no materialismo-histórico-dialético e utilizou-se da pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar. Concluiu-se que é possível propor o trato com o conhecimento por meio da seleção, organização e sistematização do conhecimento e que o ensino sob a referência crítico-superadora possibilita o desenvolvimento do pensamento teórico e a compreensão da essência dos fenômenos da cultural corporal.
References
ALMEIDA, E. M.; MARTINELI, T. A. P.; VASCONCELOS, C. M. A formação de conceitos na teoria de Vigotski: Contribuições para o ensino da ginástica na educação física. Goiânia: Pensar a prática, 2019.
ANJOS, R. E.; DUARTE, N. Comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
ASBAHR, F. da S. F. Educação, ensino e apropriação dos sistemas conceituais. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
BRASILEIRO, L. T. O conteúdo “dança” em aulas de Educação Física: temos o que ensinar? Pensar a prática, Goiânia, v. 6, p. 45-58, Jul./Jun. 2002-2003.
CHEPTULIN, A. A Dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 1982.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
CLIMACO, J. C.; SANTOS JUNIOR, C. de L.; TAFFAREL, C. N. Z. O trato com o conhecimento da dança na escola: trabalho pedagógico na formação de professor na Bahia. Retratos da Escola, Brasília, v. 11, p. 727-742, jul./dez. 2017.
GAMA, C. N. Princípios Curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2012.
MELO, F. D. A. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
____. Escola e democracia. 38. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
TEIXEIRA, D. R. A necessidade histórica da cultura corporal: possibilidades emancipatórias em áreas de reforma agrária – MST/Bahia. Tese (mestrado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 14ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).